Publicidade

Paleontólogos encontram fêmur gigante de dinossauro no Maranhão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2021 às 18h05

Link copiado!

Domínio público
Domínio público

Foi encontrado na cidade de Davinópolis, interior do Maranhão, um osso de dinossauro que mede nada menos do que 1,5 metro de comprimento. A descoberta foi feita durante escavações de uma obra, em abril deste ano, e o osso gigante era um fêmur.

Leonardo Keber, um dos paleontólogos envolvidos no trabalho, conta que os pesquisadores acreditavam se tratar de um osso de preguiça-gigante, animal extinto que era bastante comum no Brasil. "Não dava para ver bem. As vértebras estavam em um sedimento. Uma partezinha dele estava aparecendo, a gente foi deixando por último. Para a nossa surpresa, era um osso bem grandão", disse o pesquisador em entrevista ao g1.

Continua após a publicidade

O paleontólogo diz ainda que mais estudos serão feitos no material, que conta com cerca de 35 elementos, para detalhar a identificação dos ossos. Ao todo, eles encontraram ossos longos, vértebras, costelas e variados pequenos fragmentos. A próxima etapa vai incluir a retirada do sedimento para, então, comparar com outras espécies já conhecidas e descobrir de qual animal seria o osso gigante.

Ainda é cedo para afirmar se a criatura foi o maior dinossauro que já pisou no Brasil. Depois de identificar a espécie, será preciso investigar outros detalhes, como há quanto tempo ele viveu, quanto pesava, como andava, entre outros pontos importantes para a identificação.

Fonte: g1