Publicidade

Gatos também sofrem luto por outros pets, aponta estudo

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Atasoy.emrah/CC-BY-S.A-4.0
Atasoy.emrah/CC-BY-S.A-4.0

Gatos são independentes, frios e distantes — isto é, segundo a tradição popular dita. Um novo estudo da Universidade de Oakland, no entanto, deu mais um passo para desmistificar essa ideia ao descobrir que gatos ficam, sim, de luto pelos seus companheiros de estimação quando estes falecem.

Feita com 412 gatos, a pesquisa analisou o comportamento dos felinos domésticos em entrevistas com seus tutores, que anotaram todas as mudanças imediatas e de longo prazo apresentadas pelos bichanos enlutados. Muitas delas estão ligadas ao comportamento dos próprios tutores e de outros pets da casa.

Como ficam os gatos de luto

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O estudo mostrou que os gatos enlutados passam por alterações no sono, na busca por atenção, nas brincadeiras, na alimentação, na quantidade de vezes em que se escondem e no tempo que passam sozinhos. Essas atitudes variam de acordo com sua relação com o animal falecido, no entanto.

De acordo com os cientistas, que publicaram os achados na revista científica Applied Animal Behaviour Science, os cachorros costumam responder mais à morte de outro animal doméstico por descenderem de animais de matilha.

Os gatos, apesar de serem caçadores mais solitários, passaram por adaptações quando entraram sob a tutela humana, se acostumando com a vida entre os membros da mesma espécie. Essa resposta de luto ao perder um parceiro de casa, então, é justificada.

Assim como a relação dos felinos com seus colegas determina o luto, sua relação com o tutor também influencia — os bichanos podem estar refletindo a dor dos cuidadores, segundo os pesquisadores.

Os autores também afirmam que a experiência psicológica da perda é universal por todo o reino animal, e os laços que criamos com os pets espelham o cuidado e a conexão oferecida por nós. Os gatos, afinal de contas, não são tão frios e calculistas quanto parecem.

Fonte: Applied Animal Behaviour Science