Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo revela melhor jeito de atrair um gato

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Maio de 2023 às 16h15

Link copiado!

sergeyskleznev/envato
sergeyskleznev/envato

Em estudo publicado na última quarta-feira (3) na revista científica Animals, cientistas franceses descreveram a maneira mais eficaz de atrair a atenção de um gato desconhecido. Para chegar a essa descoberta, o grupo analisou o comportamento de 12 felinos.

No estudo, cada gato foi colocado dentro de uma sala. Os pesquisadores então tentaram chamar a atenção de quatro maneiras diferentes: apenas usando sua voz, gesticulando sem som, vocalizando e gesticulando ao mesmo tempo ou ignorando o animal, ficando sem se mexer.

Os autores do estudo perceberam que eram abordados com mais frequência quando gesticulavam e falavam simultaneamente com os felinos. Um fator que surpreendeu os responsáveis pelo estudo é que os gatos responderam mais rápido o cenário com estímulo visual, em comparação com o som da voz.

Continua após a publicidade

O fato de gatos desconhecidos responderem melhor a pistas visuais foi particularmente inesperado, especialmente considerando que se acredita amplamente que os gatos não são tão bons quanto os cães em seguir gestos.

O estudo também apontou que os gatos balançaram o rabo com mais frequência durante o cenário de sinalização vocal e quando foram ignorados. Acontece que, na prática, esses animais mexem o rabo quando estão estressados ​​e desconfortáveis.

Os pesquisadores também dizem, no estudo, que os gatos podem se sentir ansiosos com os humanos quando não conseguem ler facilmente suas intenções. O próximo estudo deve contar com a participação dos tutores desses felinos, para que se possa fazer uma comparação com o comportamento, em relação a completos desconhecidos.

Continua após a publicidade

Não é de hoje que os cientistas buscam entender o comportamento dos bichanos, aliás. Anteriormente, estudos tentaram explicar por que os gatos ronronam e descobrir se os gatos também sonham.

Fonte: Animals via ZME Science