Publicidade

Por que gatos gostam tanto de caixas?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Fevereiro de 2022 às 16h19

Link copiado!

stokkete/envato
stokkete/envato

A situação é a seguinte: você compra um presente caríssimo para o seu gato, mas quando chega, o pet se interessa mais pela caixa de papelão que pelo presente em si. Apesar de muito comum, esse comportamento só foi compreendido pela ciência recentemente.

De acordo com um artigo publicado na revista científica PLOS One, os gatos precisam se esconder para reduzir os níveis de estresse. Na ocasião, os pesquisadores mediram os níveis de estresse dos felinos com base em sua postura, vocalizações e nível de atividade, e perceberam que quando os gatos participantes do estudo eram privados de abrigo, viravam as caixas de areia para se esconder embaixo.

Um estudo publicado na revista Applied Animal Behavior Science decidiu fazer uma "pegadinha" com alguns gatos, mostrando-os uma ilusão de ótica chamada contorno Kanizsa, em que quatro círculos recortados parecem formar um quadrado. Com isso, os pesquisadores constataram que esses animais gostam tanto de caixas que não veem problema em se sentar sobre uma falsa.

Continua após a publicidade

Os cientistas têm duas possibilidades para esse comportamento: a primeira envolve uma tentativa de se proteger de possíveis situações perigosas, enquanto a segunda aponta que os gatos são predadores furtivos, que gostam de planejar emboscadas. Por isso, esconder dentro da caixa traria uma posição privilegiada em relação à presa da vez (como um animal menor, um brinquedo, etc).

Fonte: PLOS One, Applied Animal Behaviour Science via Live Science