Publicidade

Este é o mapa plano mais confiável da Terra

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Janeiro de 2024 às 16h36

Link copiado!

Andrew Stutesman/Unsplash
Andrew Stutesman/Unsplash

Desde a escola, nas aulas de geografia, somos ensinados a confiar no mapa da Terra. Mas você sabia que não existe um mapa do nosso planeta que seja considerado "perfeito"? Pelo desafio de representar uma superfície tridimensional em um plano bidimensional, todos os mapas contam com algum tipo de distorção.

Para representar essa superfície curva e tridimensional da Terra em um plano bidimensional, é preciso fazer todo um cálculo matemático. É aí que entram as projeções cartográficas, ou seja, técnicas de matemática utilizadas para representar com a maior precisão possível os aspectos da superfície curva da Terra em um mapa plano, com a menor quantidade de distorções.

Existem diferentes tipos de projeções cartográficas, e cada uma segue as características e propriedades. A escolha de uma projeção depende dos objetivos específicos do mapa.

Continua após a publicidade

Qual o mapa da Terra mais famoso?

O mapa mais famoso é baseado na Projeção de Mercator, e é usado especialmente para navegação marítima. No entanto, como já é de se imaginar, apresenta distorções de tamanho, tornando as áreas próximas aos polos maiores do que realmente são.

Projeção de Mercator

Continua após a publicidade

A projeção é particularmente útil para a navegação porque preserva os ângulos, então os marinheiros podem traçar cursos usando bússolas e transferir esses cursos diretamente para o mapa de Mercator, mantendo a direção correta.

Embora as distorções sejam uma desvantagem para mapas que visam representar áreas precisamente, a projeção de Mercator continua sendo popular para mapas náuticos e para aplicações em que a preservação dos ângulos é crucial. .

Projeção de Robinson

Continua após a publicidade

Outro mapa famoso (e que costuma ser mais utilizado para fins educacionais) é o baseado na projeção de Robinson, que busca um equilíbrio entre distorções de tamanho e forma, mas também não é completamente livre de distorções, principalmente em áreas mais distantes do equador.

Qual o mapa mais confiável de todos?

Os pesquisadores da área ainda buscam o desenvolvimento de um mapa que seja o mais próximo possível de confiável. Mas para saber qual o mais próximo da realidade, professores da Princeton University (EUA) criaram um sistema que dá pontuação para os mapas ao medir distorções.

Projeção de Winkel Tripel

Continua após a publicidade

À época, a selecionada pcomo a mais confiável por esse sistema de pontuação foi a projeção, criada em 1921 pelo cartógrafo alemão Oswald Winkel e refinada por Heinrich Tripel em 1929. É uma técnica que busca uma boa aproximação das áreas reais das diferentes regiões do globo e tenta minimizar a distorção de área, proporcionando uma representação mais equitativa:

Mas alguns anos depois, esses pesquisadores de Princeton resolveram criar o próprio mapa, mostrando os hemisférios oriental e ocidental ou os hemisférios norte e sul. Os detalhes foram divulgados na plataforma aRxiv, que veicula estudos não revisados por pares.

"O Winkel Tripel foi a melhor pontuação de todas as projeções conhecida. Apresentamos uma classe nova de mapas planos que possuem topologia correta e pontuações de erro melhoradas. Acreditamos que seja o mapa plano da Terra mais preciso até agora. Também mostramos mapas de outros objetos do sistema solar e mapas do céu", diz o relatório. Você pode conferir uma versão interativa do "mapa mais confiável de todos" e até fazê-lo se mover. 

Continua após a publicidade

Fonte: arXiv, Princeton University, The New York Times