Publicidade

Cidade romana completa é encontrada próxima ao Templo de Luxor, no Egito

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Janeiro de 2023 às 10h05

Link copiado!

Ministry of Tourism and Antiquities
Ministry of Tourism and Antiquities

Arqueólogos descobriram vestígios de uma cidade romana completa próxima ao Templo de Luxor, com todas as características de um assentamento completo, como residências, oficinas e casas de banho, tudo com cerca de 1.800 anos. O local seria uma extensão da antiga cidade de Tiba, um centro religioso, econômico e administrativo do Egito.

A missão arqueológica egípcia foi a responsável pelo achado, como relatado pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do país. Ela seria a cidade mais antiga e mais importante da região leste de Luxor. Tiba, em si, era um centro religioso dedicado ao deus Min, associado à fertilidade e às colheitas. A proximidade com o rio Nilo também significa que o local era um centro de comércio importante. Lá, eram produzidos diversos bens de consumo, como trigo, cevada e papiro.

Continua após a publicidade

Luxor, história romana e egípcia

Evidências arqueológicas mostram que a localidade já vinha sendo habitada desde o período pré-dinástico do Egito, e continuou sendo ocupada sob o domínio romano da região. Ali, templos e tumbas já foram encontrados em abundantemente, incluindo um templo de Min e a tumba do faraó Amenemés II, da 12ª dinastia.

Na escavação mais recente, foram encontrados jarros, ânforas de água, sinos, cerâmica e ferramentas de moagem, bem como moedas romanas de cobre e bronze. Em termos de estrutura, também foram encontradas torres de pombos, utilizados para comunicação, cujo uso foi introduzido pelos romanos. Nelas, havia vários potes utilizados como ninhos pelos pássaros. Segundo os arqueólogos, ainda há objetos a serem achados no local, e os trabalhos seguirão com mais escavações.

Continua após a publicidade

Luxor também é conhecida pelo nome antigo de Tebas, uma cidade importante para o Egito Antigo que também foi anexada durante a ocupação romana do território. À época, no século I a.C., a República de Roma tomou o país como uma província, reinando por séculos e se estabelecendo fortemente em Tebas. Diversos templos, teatros, vilas e residências foram construídos por eles, que também restauraram várias estruturas como os templos de Karnak e Luxor.

Fonte: Ancient Origins