Asteroide que matou os dinossauros caiu na Terra durante a primavera, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 25 de Fevereiro de 2022 às 16h10

Joschua Knüppe

O asteroide que desabou em nosso planeta e extinguiu os dinossauros parece ter caído durante a primavera, de acordo com um novo estudo. Os cientistas dizem, no entanto, que ainda não é possível dizer o ano exato em que isso aconteceu.

Para chegar nessas respostas, os pesquisadores analisaram fósseis de peixes que morreram logo após o impacto do asteroide, que caiu onde hoje é o México, no Hemisfério Norte. Então, os cientistas concluíram que o impacto aconteceu na primavera, pois foi a temporada em que muitos animais estavam criando seus filhotes e também se reproduzindo.

Como aconteceu

O impacto do asteroide na Terra resultou em incêndios florestais, tsunamis e precipitações rochosas. Uma onda de choque sísmico arremessou peixes e outras criaturas marinhas para a costa, enquanto fragmentos de rocha derretidos e vaporizados, conhecidos como esférulas, foram lançados na atmosfera e solidificados novamente. Com isso, os pedaços caíam e enterravam animais ainda vivos.

Para tentar identificar quando aconteceu a turbulência, os pesquisadores analisaram fósseis de peixes e descobriram inúmeras evidências de que tudo se passou na primavera. Entre as análises estavam a presença de material do asteroide nas brânquias, além de pequenos poros nas camadas que abrigavam as células ósseas, que crescem em tamanho e densidade durantes os meses mais quentes, quando a comida é mais abundante.

Os paleontólogos explicam ainda que a primavera é a estação mais importante para crescimento e reprodução, e que a queda do asteroide foi bastante devastadora no Hemisfério Norte. Já no Hemisfério Sul, que vivia o outono e se preparava para o inverno, as consequências severas do impacto foram mais lentas, pois os mamíferos, por exemplo, já se preparavam para hibernar protegidos durante a estação mais fria do ano.

Fonte: Popular Science, Nature