Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Espécie de dinossauro banguela é descoberta no Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Novembro de 2021 às 18h50

Link copiado!

Divulgação/Museu Nacional/Nature
Divulgação/Museu Nacional/Nature

Uma nova espécie brasileira de dinossauro foi anunciada na última quinta-feira (18) pelo Museu Nacional da UFRJ. Segundo os paleontólogos, se trata de um Berthasaura leopoldinae, que viveu no Brasil entre 80 a 70 milhões de anos atrás. O dinossauro recebeu esse nome em homenagem à pesquisadora brasileira Bertha Lutz, à escola de samba Imperatriz Leopoldinense e também à própria imperatriz Maria Leopoldina.

Os fósseis do novo dinossauro foram encontrados no município paranaense Cruzeiro do Oeste, a 530 quilômetros de Curitiba, em uma região já conhecida como Cemitério dos Pterossauros. As características físicas da criatura são únicas, principalmente pelo formato do crânio, sendo então uma das principais descobertas da paleontologia brasileira dos últimos anos.

Alexandre Kellner, diretor do Museu Nacional, conta que as escavações foram feitas entre os anos de 2011 e 2014, e que o nível de conservação é surpreendente. "Temos restos do crânio e mandíbula, coluna vertebral, cinturas peitoral e pélvica, e membros anteriores e posteriores, o que torna 'Bertha' um dos 'dinos' mais completos já encontrados no período Cretáceo brasileiro", diz o pesquisador.

Continua após a publicidade

A região em que os ossos foram encontrados era coberta por um grande deserto, possivelmente com vegetação em volta de áreas úmidas, de acordo com Luiz Carlos Weinschutz, um dos autores do estudo, o que pode ter colaborado para a preservação do material. Através da descoberta, será possível entender melhor os ecossistemas antigos do Brasil.

Além do crânio peculiar, a Berthasaura leopoldinae é a primeira espécie de dinossauro sem dentes da América do Sul. Por ser edêntula, os cientistas ainda estão na dúvida se o animal era herbívoro ou carnívoro. Os cientistas dizem que não ter dentes nunca foi um empecilho para carnívoros. O Berthasaura leopoldinae media cerca de um metro de comprimento e não mais de 80 centímetros de altura, pesando cerca de 8 a 10 quilos.

Fonte: Museu Nacional, Nature