Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ovos de dinossauro são encontrados no interior de SP

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Janeiro de 2022 às 15h03

Link copiado!

ErikaWittlieb/Pixabay
ErikaWittlieb/Pixabay

Em um sítio de fósseis da cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, paleontólogos encontraram um conjunto de cinco ovos de dinossauro.

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, ainda não se sabe qual seria a espécie de dinossauro encontrada, apenas que se tratava de um animal carnívoro.

"Granja" do passado

Continua após a publicidade

Os cinco novos ovos estavam no mesmo local onde William Nava, paleontólogo do Museu de Paleontologia de Marília e responsável pela descoberta, havia encontrado cerca de 30 outros ovos em setembro de 2020.

Naquele ano, o material encontrado era de crocodilomorfos, ou seja, jacarés e crocodilos parecidos com os atuais, além daqueles que foram extintos milhões de anos atrás.

Carnívoro?

Continua após a publicidade

Nava conta que será preciso estudar a microestrutura dos ovos para descobrir a que tipo de animal eles pertenciam, além de fazer a comparação com ovos de dinossauros que já contam com classificação.

O que faz os paleontólogos acreditarem que os ovos pertencem a um dinossauro carnívoro é, primeiramente, o tamanho. Ovos de crocodilianos possuem cerca de 8 centímetros, enquanto ovos de dinossauros que se alimentam de outros animais podem chegar a 13 centímetros de comprimento até 7 de largura. Além disso, a textura dos ovos se assemelham a ovos de terópodes que foram encontrados na China.

Caso os ovos realmente sejam de dinossauros carnívoros, será o segundo registro de ovos terópodes no Brasil, e o primeiro na região.

Fonte: Folha