Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Após 14 meses no espaço, este vinho pode ser vendido por até 1 milhão de dólares

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Maio de 2021 às 14h00

Link copiado!

Space Cargo Unlimited
Space Cargo Unlimited

Sabemos que, quanto maior o tempo em que um vinho permanece engarrafado, maior será o seu preço. E se ele for armazenado no espaço? A casa de leilões Christie's, no Reino Unido, pretende vender uma garrafa do vinho francês Petrus 2000 pelo valor de até 1 milhão de dólares. O produto, que originalmente custa cerca de 10 mil dólares, agregou todo este valor após passar 14 meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

O vinho “espacial” faz parte de um lote de 12 garrafadas enviadas para o espaço em novembro de 2019, como parte de uma pesquisa da empresa europeia Space Cargo Unlimited, a qual pretendia avaliar como alimentos e bebidas amadureciam no espaço. Nicolas Gaume, co-fundador da Space Cargo, diz que: “Estamos entusiasmados com a parceria com a Christie's e propor um artefato único de pesquisa espacial. Depois de passar quase 440 dias no espaço, ou o equivalente a 300 viagens à Lua, o lendário vinho de Bordéus Pétrus volta transformado de uma forma que está, literalmente, fora deste mundo”.

Continua após a publicidade

Em nota oficial, a casa de leilões explicou que o vinho edição “espacial” passou pelo crivo de especialistas, os quais perceberam alterações significativas nos componentes de cor, aroma e sabor — considerados como um ótimo vinho. A pesquisa Mission Vitis Vinum in Spatium Experimentia (WISE), responsável por levar o vinho ao espaço, através de seis experimentos, procurou entender não apenas a dinâmica de amadurecimento do vinho, mas também como as plantas se adaptam a esta condição tão extrema, ou a microgravidade a bordo da ISS.

Por enquanto, esta é a única garrafa que será leiloada e os lucros obtidos serão voltados para o financiamento de missões para pesquisa agrícola no espaço. O preço final e o comprador serão mantidos em sigilo. O vinho Petrus é considerado um dos melhores vinhos do mundo, send que o diretor da Christie’s, Tim Triptree MW, afirmou: “esta garrafa de Pétrus 2000 marca um passo importante na busca de desenvolver e obter uma maior compreensão da maturação do vinho”.

Fonte: Space Daily, Christie's