Publicidade

Rabanetes cultivados na ISS foram colhidos e consumidos pela primeira vez

Por| 07 de Janeiro de 2021 às 12h05

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

A comemoração do Ano Novo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) contou com vegetais especiais: a astronauta Kate Rubins colheu 19 rabanetes cultivados a bordo do laboratório orbital, sendo que nove ficaram para consumo dos astronautas e os demais foram congelados para serem enviados à Terra, onde serão analisados. Essa foi a primeira vez que a NASA cultivou rabanetes na câmara Advanced Plant Habitat (APH).

Na verdade, a celebração acontecer com o primeiro consumo dos rabanetes produzidos a bordo foi uma feliz coincidência, explicou Dave Reed, diretor de operações da Techshot, a empresa responsável pela produção das câmaras de cultivo dos vegetais: “os rabanetes pareceram ótimos”, comentou. Os vegetais espaciais foram plantados como parte do programa que visa o desenvolvimento da agricultura espacial, e a NASA escolheu rabanetes por serem bem compreendidos pelos cientistas, além de serem nutritivos e semelhantes a outra planta estudada em condições semelhantes.

Continua após a publicidade

Os vegetais são cultivados em pequenas bolas de argila, que retêm umidade e contam com fertilizante e luz artificial. A câmara de cultivo Advanced Plant Habitat é um contêiner que faz parte do experimento Plant Habitat-02, também da agência espacial. Agora, as próximas plantações vão depender dos resultados das avaliações dos rabanetes: “esperamos obter alguns dos rabanetes congelados em março e compará-los com aqueles cultivados na Terra sob as mesmas condições”, disse Reed.

Como a entrega de alimentos fresquinhos na ISS é bastante limitada, os astronautas gostaram da produção a bordo — tanto que Kate Rubins, astronauta da NASA que está na estação durante a Expedição 64, comentou que “os rabanetes estavam tão gostosos quanto os que ela poderia produzir em seu próprio jardim”, relatou Karl Hasenstein, pesquisador líder do projeto. Rabanetes similares já haviam sido colhidos no final de novembro, mas a NASA não permitiu o consumo por parte dos astronautas em função de uma possível contaminação que poderia ter ocorrido na fazenda orbital.

Com a estrutura do experimento, a NASA pode identificar o equilíbrio ideal de cuidado e nutrição necessários para produzir plantas de qualidade no espaço. Assim, o sucesso do cultivo — e da refeição — sinalizam o desenvolvimento promissor das iniciativas da agência espacial estadunidense para produzir alimentos fora da Terra, o que tornará mais viáveis e sustentáveis as estadias de longo prazo em órbita. Com planos para explorar a Lua em um futuro não tão distante e, algum dia, Marte, é certo que os astronautas vão precisar produzir seu próprio alimento enquanto estiverem longe de casa.

Fonte: UPI