Publicidade

Conheça esses 30 elementos químicos e suas utilidades no cotidiano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Junho de 2021 às 18h00

Link copiado!

Reprodução/NPR
Reprodução/NPR

Um elemento químico é classificado como o conjunto de átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo — ou seja, números atômicos iguais —, embora a mesma expressão seja utilizada para se referir aos menores elementos da matéria, a ponto de não poderem ser divididos, o que alguns químicos também chamam de substância elementar. Mas rotineiramente este conceito é aplicado aos dois casos. Atualmente, segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, sigla em inglês), existem 118 elementos. Desse total, 92 são naturais, que encontramos na natureza; e 26 são artificiais, produzidas por nós. Do que seria fabricada a tela do seu celular? A bateria dele? Quais são os elementos químicos e suas utilidades no cotidiano?

Ainda bem que todos estes elementos químicos estão organizados de acordo com seu número atômico na famosa tabela periódica. Ela funciona como uma espécie de mapa que nos orienta a respeito de algumas propriedades de cada elemento. Por exemplo, se é líquido ou gasoso, brilhante o fosco, entre outras. “Será que eu conheço todos esses elementos químicos?”, você se pergunta. O grafite e o diamante são feitos do mesmo elemento químico, o carbono — a diferença entre esses dois materiais se dá pela maneira com os átomos de carbono se organizam. Do que é feita a lâmpada do meu quarto?

Bom, para responder algumas dessas questões, selecionamos 30 elementos químicos e explicamos suas utilidades no cotidiano.

Continua após a publicidade

30 elementos químicos e suas utilidades no cotidiano

1 - Hidrogênio (H)

Cerca de 10% da massa total do nosso corpo é constituída por hidrogênio, enquanto este elemento compõe aproximadamente 92,1% do Sol. Entre suas utilidades no dia a dia, encontramos as mais simples como na produção de amônia (NH3) ou até mesmo para produzir combustível para foguetes. O hidrogênio também pode ser utilizado para colocar balões dirigíveis no ar.

Continua após a publicidade

2- Cobalto (Co)

Dificilmente o cobalto é encontrado de forma pura na natureza, pois ele reage facilmente com oxigênio e cloretos, normalmente encontrado em cobaltita e eritrita. São utilizados para diversas finalidades, entre elas as ligas metálicas, usadas em pás (hélices) de turbinas a gás, turbinas de aviões; como também em ímãs ou em cintas magnéticas.

3 - Tálio (TI)

É um metal tão macio e maleável que pode ser facilmente cortado por uma faca. O tálio é utilizado para a fabricação de fotocélulas ou na produção de brometo e iodeto de tálio, utilizados na fabricação de dispositivos ópticos para infravermelho.

Continua após a publicidade

4 - Platina (Pt)

A maior parte da platina é usada como catalisador nas reações químicas de gases poluentes. Em 2010, das 245 toneladas de platina vendidas, 113 foram utilizados no controle de emissão de poluentes.

5 - Tungstênio (W)

Continua após a publicidade

O tungstênio é muito utilizado na produção de materiais duros baseados em carbeto de tungstênio (WC), um material bem duro — seu ponto de fusão é de 2.777 °C, por isso é utilizado em filamentos de lâmpadas incandescentes.

6 - Samário (Sm)

O samário é utilizado na produção de ímãs bem potentes de samário-cobalto e também em cerâmicas e vidros para absorção de infravermelho.

7 - Paládio (Pd)

Continua após a publicidade

O paládio é aplicado na indústria elétrica, em sistemas eletromecânicos. Seu uso mais comum é em joalherias. O paládio também é utilizado pela odontologia, para fazer aquela obturação de aparência metálica.

8 -  Enxofre (S)

O enxofre é utilizado em vários processos industriais, como produção de ácido sulfúrico para baterias, ou pólvora e também na fabricação de borracha.

9 - Níquel (Ni)

Continua após a publicidade

Cerca de 65% de todo níquel consumido no mundo é utilizado na produção de aço inoxidável e aproximadamente 12% em superligas de níquel. O restante é usado na fabricação de baterias recarregáveis ou fundição.

10 - Tecnécio (Tc)

O tecnécio é utilizado no imageamento médico, como a radiografia.

Continua após a publicidade

11 - Tântalo (Ta)

Um dos principais usos do tântalo é na indústria eletrônica, como a produção de resistores e capacitores — utilizadas em celulares. Ou também usada na fabricação de implantes médicos.

12 - Polônio (Po)

O polônio é fonte de partículas alfa e são utilizadas na produção de baterias termonucleares de satélites espaciais.

Continua após a publicidade

13 - Mercúrio (Hg)

Durante muito tempo o mercúrio foi utilizado em termômetros e barômetros, lâmpadas fluorescentes. Na odontologia é utilizado como elemento principal da obturação dos dentes.

14 - Fósforo (P)

Continua após a publicidade

O fósforo é utilizado para produzir o ácido fosfórico, que contém entre 70 e 75% de pentóxido de fósforo, importante composto para a agricultura, usado como fertilizante.

15 - Promécio (Pm)

O promécio é utilizado para a fabricação de alguns tipos específicos de baterias atômicas, aplicadas em marca-passo, mísseis e equipamentos de rádio.

16 - Háfnio (Hf)

Continua após a publicidade

O háfnio é utilizado para fabricar barras de controles em reatores nucleares; e também em lâmpadas de gás incandescentes.

17 - Európio (Eu)

O európio é utilizado na impressão de cédulas de Euro, pois este elemento químico reage à luz UV e serve como um identificador de falsificação.

18 - Hólmio (Ho)

Utilizado na produção de lasers usados na medicina e odontologia.

19 -  Lantânio (La)

É utilizado em pedras de isqueiro ou faiscadores para acender fogueiras. O lantânio também é usado na fabricação de vidros resistentes, como a produção de vidros ópticos de telescópios.

20 -  Ferro (Fe)

Bom, o ferro é o metal mais utilizado em todo o mundo, correspondendo a cerca de 95% da produção mundial de metal. Por seu baixo custo e dureza, tem inúmeras aplicações, como na fabricação de automóveis, barcos ou estruturas de edifícios.

21 - Criptônio (Kr)

Utilizado em lâmpadas fluorescentes e em sistemas de iluminação de aeroportos, pois a luz vermelha é mais fácil de se enxergar inclusive em meio a tempestades. Na medicina, é usado na fabricação do laser de crípton, para cirurgia de retina do olho.

22 - Césio (Cs)

Utilizado na construção de relógios atômicos, que são referência na medida de tempo do Sistema Internacional de Unidades, o segundo. Também é utilizado em lâmpadas de infravermelho.

23 - Gadolínio (Gd)

Utilizado em exames de ressonância magnética (MRI), normalmente para o diagnóstico de tumores.

24 - Érbio (Er)

Presente na produção de fibras ópticas de sistemas de comunicação; ou utilizado como filtro fotográfico.

25 - Antimônio (Sb)

Sua principal aplicação é na produção de baterias de carros.

26 - Magnésio (Mg)

Os compostos de magnésio podem ser usados na agricultura como condicionante da fotossíntese, mas também na produção do leite de magnésia, utilizado como antiácido.

27 - Cobre (Cu)

O cobre tem diversas utilidades, como na fabricação de moedas, medalhas ou fios de instalações elétricas e motores.

28 - Nióbio (Nb)

Utilizado na fabricação de ímãs supercondutores, como os trilhos dos trens de alta velocidade com a tecnologia Maglev (levitação magnética).

29 - Ósmio (Os)

As ligas metálicas fabricadas com ósmio são inteiramente utilizadas como penas de canetas tinteiras, agulhas de toca-discos, ou agulhas de bússolas.

30 -  Estrôncio (Sr)

Através do nitrato, carbonato ou sulfato de estrôncio é possível produzir os fogos de artifício na cor vermelha.

Fonte: TabelaPeriódica.Org