Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm anuncia parceria com Audi e nova linha de chips para carros conectados

Por| 05 de Janeiro de 2016 às 22h13

Link copiado!

Igor Lopes/Canaltech
Igor Lopes/Canaltech
Tudo sobre Qualcomm

*De Las Vegas, Nevada

Há uma década, a fabricante norte-americana de semicondutores Qualcomm sequer participava da CES. Mas o potencial trazido por novas tendências como a Internet das Coisas tem rapidamente mudado esse cenário para a empresa, que segue se posicionando como uma figura fundamental do setor. Hoje, a Qualcomm produz o "cérebro" de produtos de diferentes áreas da indústria da tecnologia.

Um dos esforços mais recentes da organização é justamente em uma das áreas que tem ganhado mais espaço dentro da CES nos últimos anos: o setor automotivo.

A Qualcomm anunciou na tarde desta terça-feira (5), em Las Vegas, uma parceria com a montadora alemã Audi para o fornecimento do processador automotivo 602A para o modelo Audi A5, até o final deste ano, e o Audi Q5, a partir do início de 2017. Na CES, a Audi demonstrará uma integração do sistema no Audi Q7.

Continua após a publicidade

Chip tem capacidade de conectividade LTE-A e plataforma de deep learning Zeroth (foto: Igor Lopes/Canaltech)

A empresa revelou também uma versão automotiva do seu novo processador flagship Snapdragon 820, o Snapdragon 820A, que combina uma CPU de 64-bit, uma unidade de processamento gráfico e modem LTE-A integrado. O chip carrega ainda a plataforma de deep learning Zeroth, que indica que o processador será capaz de processar e reconhecer imagens de múltiplas câmeras montadas em um veículo.

Durante a apresentação, a Qualcomm demonstrou algumas das funções que o 820A poderá desempenhar em um veículo conectado, como reconhecer quando o motorista está distraído no volante e olhando para outra direção que não a estrada à sua frente - ele emite um alerta no painel do carro. Além disso, o chip permite acessar dados através da rede de dados em sistemas de entretenimento de bordo.

Continua após a publicidade

O 820A também será montado sobre uma plataforma modular, o que significa que o sistema pode ser futuramente atualizado com novos chipsets produzidos pela companhia. Ainda não há nenhuma previsão de que montadoras integrarão o 820A em seus veículos, mas o ciclo longo de desenvolvimento de novos modelos de carros indica que ainda deveremos esperar alguns anos para a tecnologia chegar às ruas.

* O jornalista viajou para Las Vegas a convite da Qualcomm.