Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell Concept Nyx quer levar servidor de games para sua casa

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2022 às 07h09

Link copiado!

Dell
Dell
Tudo sobre Dell

A Dell anunciou durante a CES 2022 nesta segunda (3) o Concept Nyx, novo experimento da marca para o público gamer. A novidade se baseia na chamada Computação de Borda (ou Edge Computing), conceito utilizado em servidores que visa aproximar dos usuários as centrais de processamento de dados, e oferecer uma experiência sem interrupções, para vários jogadores simultâneos em diferentes plataformas e com o mínimo possível de latência.

Dell Concept Nyx é servidor para games na sua casa

Ainda em estágio de conceito, no início do desenvolvimento, o Nyx está sendo projetado pelo Alienware Experience Innovation Group (EIG), mesma equipe responsável pelo curioso Concept UFO, um suposto rival para o Nintendo Switche Steam Deck, bem como pelo conceito que deu origem aos laptops Alienware X15 e X17, os mais finos já lançados pela companhia.

Continua após a publicidade

A ideia lembra bastante o princípio do streaming de jogos, mas funcionaria localmente, gerenciada por uma central instalada na casa. Na situação hipotética da Dell para exemplificar o uso do Nyx, o usuário poderia estar jogando em um desktop no quarto e, ao precisar se deslocar para outro cômodo da casa diante de algum compromisso, não teria a necessidade de parar a sessão de gameplay.

Com o controle do conceito, seria possível continuar a jogatina de uma TV, notebook ou mesmo celular em qualquer outra área da residência, exatamente do ponto em que a sessão anterior foi interrompida. A gigante afirma que este é "o futuro dos games" e explica que pretende utilizar a Edge Computing para trazer essa visão para a realidade.

Continua após a publicidade

Tecnologia usa conceito de Edge Computing

O Concept Nyx seria alimentado por uma espécie de "central de processamento", com formato similar a um Xbox Series X, mas significativamente maior, para oferecer alto poder de computação. Considerando que o conceito ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, a Dell não revelou quais configurações de hardware seriam aplicadas na máquina, mas é possível supor pela proposta ambiciosa que o computador deve trazer um conjunto bastante potente.

A transmissão seria feita através de um app e, apesar de seguir uma estrutura similar ao do streaming, teria largura de banda superior e latência abaixo de 10 ms, já que os games estariam rodando localmente. O Nyx também busca tornar o acesso gameplay mais simples, similar a assistir um filme ou série em uma plataforma como o Netflix, atraindo assim todos os tipos de jogadores.

Continua após a publicidade

Outro foco é possibilitar que os usuários joguem o que quiserem sem "atrapalhar outros membros da família", já que não haveria estresse sendo aplicado na rede Wi-Fi. A fabricante estuda ainda a possibilidade do dispositivo transmitir o sinal para até 4 usuários simultaneamente, e até habilitar multiplayer online processado localmente. Como um conceito, o Dell Concept Nyx ainda não possui previsão de lançamento, especificações ou mesmo preço.