Publicidade

CES 2023 | Volvo apresenta o EX90, seu “computador sobre rodas”

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Janeiro de 2023 às 14h36

Link copiado!

Divulgação/Volvo
Divulgação/Volvo

A edição atual da Consumer Electronics Show (CES 2023) marcou a estreia oficial do SUV EX90, apresentado pela Volvo como o carro mais inteligente da marca produzido até agora, ou, como a própria marca o rotulou, “um computador altamente avançado sobre rodas”.

Revelado pela primeira vez em novembro de 2022, o Volvo EX90 tem especificações realmente inteligentes. Entre elas, a função que impede o carro de ser ligado se o condutor estiver embriagado e a que transforma o veículo em um gerador de energia para carregar a bateria de outros carros, aparelhos ou até da própria residência.

Continua após a publicidade

O modelo marca presença na CES 2023 por meio de uma conexão com os monitores Google e Luminar, apresentando novas tecnologias desenvolvidas com a Volvo Cars a serem anunciadas e demonstradas ainda durante o evento, projetado para terminar no dia 8 de janeiro.

A tecnologia presente na cabine também é de impressionar. O Volvo EX90 tem em sua lista de acessórios uma central multimídia enorme, de 14,5 polegadas, que é integrada aos principais serviços do Google - incluindo o hands free do Google Assistant, navegação do Google Maps e uma série de aplicativos do Google Play.

EX90 promete ser referência em segurança

A tecnologia também foi o foco da Volvo ao desenvolver o pacote de segurança do EX90. De acordo com comunicado oficial da marca sueca, o SUV 100% elétrico é o carro mais seguro de toda a linha de carros produzidos pela empresa até hoje.

Continua após a publicidade
“O nível de segurança padrão do Volvo EX90 é mais alto do que qualquer carro Volvo anterior. Ele foi projetado para entender o motorista e seus arredores para ajudar a manter você, seus entes queridos e outras pessoas no trânsito mais seguros. Ele também foi projetado para ficar mais inteligente e seguro ao longo do tempo, pois aprende com novos dados e recebe atualizações pelo ar”.

Os recursos de segurança presentes no Volvo EX90 incluem um LiDAR de longo alcance, 5 radares, 8 câmeras e 16 sensores ultrassônicos, todos projetados para reagir de forma imediata. O LiDAR fornecido pela Luminar pode identificar objetos a uma distância de até dois campos de futebol à frente, de dia ou de noite.

Volvo EX90: Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Volvo EX90 já está disponível em pré-venda nos Estados Unidos, e quem se dispuser a fazer a reserva antecipada poderá escolher as configurações do carro entre setembro e novembro de 2023. As entregas estão previstas para o início de 2024, e os preços partirão de US$ 80.000, equivalente a R$ 436.000 na conversão direta.