Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo EX90 | SUV também poderá ser usado como gerador de energia

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Outubro de 2022 às 17h19

Link copiado!

Divulgação/Volvo
Divulgação/Volvo

O EX90, futuro SUV 100% elétrico da Volvo, será apresentado oficialmente no dia 9 de novembro A mais nova revelação a respeito do modelo, que poderá até detectar e bloquear o carro se o motorista estiver bêbado, foi a de que ele será o primeiro carro da marca dotado de carregamento bidirecional. Ou seja, ele poderá ser utilizado como gerador de energia para outros equipamentos, carros elétricos e até para residências.

“Você pode usar a bateria de várias maneiras, desde recarregar sua bicicleta elétrica quando estiver fora de casa, até conectar um aparelho de cozinha ao ar livre para sua viagem de acampamento de fim de semana. Poderia até abastecer sua casa durante os caros horários de pico do dia”, explicou Olivier Loedel, responsável pelo departamento de eletrificação da montadora.
Continua após a publicidade

Segundo a Volvo, o sistema inteligente da marca permitirá também compartilhar, ou receber, energia de outros carros da montadora sueca. Tudo por meio de uma das muitas funcionalidades do aplicativo Volvo Cars. “Com o Volvo EX90, você pode alimentar sua vida”, complementou Loedel.

Como é o carregamento bidirecional do Volvo EX90

O carregamento bidirecional da Volvo tem como principal objetivo tornar a utilização de energia mais barata, eficiente e sustentável.

“Dependendo das regras específicas de cada mercado de energia, o carregamento bidirecional também pode permitir que os clientes suportem a rede de diferentes maneiras. Isso pode incluir consumir mais energia durante os períodos em que há excedente de energia renovável ou vender energia de volta durante os horários de pico de uso, quando há mais demanda”.

Continua após a publicidade

A montadora sueca vai oferecer, junto do hardware de carregamento bidirecional, um wallbox de última geração e um sistema de gerenciamento de energia doméstico. Outros acessórios, como plugues adaptadores para eletrodomésticos e cabos para carregar outros carros, também estarão disponíveis.

Segundo comunicado oficial da Volvo, os recursos podem não estar disponíveis em todos os mercados e não serão padrão em todos os territórios ou modelos. A montadora avisou que está avaliando em quais locais será possível oferecer isso aos clientes.

“Acreditamos em um futuro em que nossos clientes possam apoiar a rede usando essa tecnologia, permitindo um uso mais eficiente e sustentável da eletricidade no dia a dia”, concluiu Olivier Loedel.