CES 2022: Sony anuncia primeira TV QD-OLED com resolução 4K
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |
A Sony é a primeira marca a anunciar oficialmente um modelo de TV Quantum Dots OLED (QD-OLED) para o público consumidor na CES 2022. A TV Bravia XR A95K será um dos carros-chefe da fabricante japonesa da linha de televisores em 2022.
- Samsung prepara TV QD-OLED com taxa de atualização de 144 Hz
- Novo Alienware 34 é primeiro monitor do mundo com tela QD-OLED de 175 Hz
- Quais são as diferenças entre TV OLED, LCD ou LED?
Com resolução 4K e opções de 55 e 65 polegadas, a Bravia XR A95K usa um painel QD-OLED fabricado pela Samsung Display. A tecnologia desenvolvida pela sul-coreana promete ser um patamar intermediário entre as telas OLED padrão e os displays Micro LED.
Então, é esperado que a nova TV da Sony entregue níveis de pretos reais e excelente contraste como os painéis OLED. Ao mesmo tempo, ela deve oferecer cores mais vivas com brilho mais alto e aprimorado, como os modelos LED com pontos quânticos.
Cognitive Processor XR e jogos em 120 Hz
A Bravia XR A95K vem equipada com a versão atualizada do Cognitive Processor XR. O chipset traz recursos que otimizam o som e a imagem, incluindo melhor contraste e um modo que direciona o áudio para onde o usuário está sentado.
Assim como as recentes TVs OLED da Sony, o modelo QD-OLED suporta games em 4K com taxa de atualização de 120 Hz. Para os donos de PS5, a televisão realiza mapeamento automático de HDR e tem modo de baixa latência.
A Bravia XR A95K usa o sistema operacional Google TV com suporte para comandos de voz através do controle com microfone. O modelo ainda traz quatro entradas HDMI, sendo que duas delas possuem os recursos do HDMI 2.1.
Por fim, a parte de trás da TV QD-OLED da Sony tem um visual quadriculado com um gerenciamento embutido de cabos, sendo implementado ainda um pé especial que possibilita apoiar a tela diretamente na parede.
TVs Mini LED Z9K e X95K
Além da TV QD-OLED, a Sony também revelou os novos modelos Mini LED Z9K e X95K. Também equipadas com o Cognitive Processor XR, as TVs trazem o Backlight Master Drive XR que oferece controle mais preciso dos LEDs sem sacrificar o brilho.
Os novos televisores são recomendados para usuários que gostam de assistir esportes e programas de TV com ambientes claros. Isso porque essas são as telas mais brilhantes que a Sony tem a oferecer atualmente, e porque elas não trabalham tão bem com áreas escuras quanto os modelos OLED e QD-OLED.
Até o momento, não foram revelados os preços de lançamento dos três modelos anunciados pela marca na CES 2022. Esses detalhes devem ser revelados a partir do segundo trimestre, quando os produtos estão previstos para chegar ao mercado norte-americano.