Quais são as diferenças entre TV OLED, LCD ou LED?

Quais são as diferenças entre TV OLED, LCD ou LED?

Por Lu do Magalu | 10 de Março de 2021 às 16h00
Divulgação/LG

Oi, gente! Hoje em dia, com tantas tecnologias de tela diferentes (como TVs de LED, LCD e OLED), fica cada vez mais difícil escolher uma televisão para comprar, né? Mas, me conta: você sabe exatamente qual o tipo de tela da sua TV? Se você está em dúvida, vou te dar algumas dicas sobre as diferenças entre elas. Vem dar uma olhadinha comigo 👇🏼

O que é a tela de OLED?

Gente, vamos começar pelo OLED, a tecnologia mais recente e que eu adoro falar sobre ela. Toda TV convencional tem uma camada com pequenas lâmpadas dentro, que funcionam como uma placa de luz que iluminam os pixels que ficam na frente, por onde é transmitida a imagem que assistimos em nossas TVs todos os dias. O OLED funciona sem a necessidade desse painel iluminador por trás, sabe por que? Porque nessa tecnologia os pixels que ficam à frente contam com iluminação própria.

O LCD é formado por pixels de cristais que precisam dessa iluminação atrás pra refletir as imagens que vemos. No caso do OLED, os pixels em cristal saem de cena e dão lugar ao polímero, que além de ter luz própria, gasta bem menos energia. O resultado disso tudo é incrível: a luz própria que esses polímeros emitem são mais vibrantes e intensas. Eles acendem e apagam sozinhos quando necessário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

E eu vou confessar uma coisa para vocês, acabei de descobrir que eu quero uma TV com tela OLED pra mim. 😅

O que é a tela de LCD? 

Já as telas de LCD são feitas de cristais líquidos e lâmpadas florescentes, e isso ajuda na exibição de cores mais vivas, além de ser uma boa opção para ambientes mais claros. Ah! As telas de LCD também consomem menos energia e são um pouco mais leves do que as telas de Plasma.

Mas uma diferença importante que deixa as telas de LCD um pouco atrás da tecnologia do LED é que as de LCD não alcançam o brilho e contraste de cores da outra tecnologia.
O que é a tela de LED?

Agora falando nas famosas telas de LED, essas funcionam a partir de uma tela de LCD que é iluminada por um painel com lâmpadas LED. O resultado são telas mais brilhantes que consomem menos energia e alcançam tons mais coloridos com pretos mais profundos. Ou seja: combinando o melhor das duas tecnologias. Incrível, né? 💙

Ah! Outra curiosidade é que as novas Smart TVs já contam com telas de LED, viu? Agora ficou mais fácil saber qual é a tela de sua TV, né? E, claro também tenho uma dica: se você precisar buscar por detalhes de outras especificações, você pode acessar a página do fabricante pesquisando pelo modelo de sua TV.

Afinal, o que é a tela de Plasma? 

Vamos lá! As TVs de plasma são de uma tecnologia mais antiga. Esse tipo de tela é feito com milhares de células individuais para a criação de imagens. Com essas células, as imagens exibem uma ótima fidelidade de cores. Bem legal, né?

Só que alguns fatores fazem as telas de Plasma serem um pouco menos populares :( Por sua tela ser feita com vidro, a TV emite alguns reflexos e acaba sendo melhor para ambientes mais escuros. Além disso, de todas as outras tecnologias, a TV de Plasma é a que consome mais energia. Por isso tem sido cada vez mais difícil encontrar esses modelos no mercado!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.