CES 2022: Samsung prepara TV QD-OLED com taxa de atualização de 144 Hz

CES 2022: Samsung prepara TV QD-OLED com taxa de atualização de 144 Hz

Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 04 de Janeiro de 2022 às 13h50
Divulgação/Samsung

Além das novas TVs QLED e Micro LED, era esperado que a Samsung revelasse a primeira TV Quantum Dot OLED (QD-OLED) antes do painel na CES 2022, o que acabou não acontecendo. Inesperadamente, as primeiras informações sobre o produto foram divulgadas no próprio site da feira de tecnologia.

Aparentemente, a TV QD-OLED da Samsung foi listada acidentalmente na área Innovation Awards da CES 2022. Embora a página sobre o produto tenha sido retirada do ar, o CNET conseguiu obter uma imagem com as informações da nova televisão.

Imagem da TV QD-OLED da Samsung na área Innovation Awards da CES 2022 (Imagem: Reprodução/CNET)

A apresentação do produto indica que o modelo traz um painel OLED de 65 polegadas com tecnologia Quantum Dot. Semelhante às irmãs Neo QLED, a TV possui o design Infinity One patenteado pela marca sul-coreana.

QD-OLED com taxa de atualização de 144 Hz

Conforme a descrição, a TV QD-OLED da Samsung usa o processador Neo Quantum 2022. O modelo traz quatro portas HDMI 2.1 e suporte à tecnologia Object Tracking Sound (OTS), que otimiza os sons enviados para os alto-falantes conforme os elementos em cena.

Entretanto, o destaque é a taxa de atualização de 144 Hz. Combinando esse elemento com os tons de pretos profundos, a cor e brilho dos pontos quânticos e a resolução 4K, a TV da marca sul-coreana promete ser uma excelente opção para jogos.

“Com visuais, som e velocidade impecáveis, a TV QD-Display representa a próxima fronteira em entretenimento doméstico”, conclui a apresentação na página do Innovation Awards da CES 2022.

Não foram revelados detalhes adicionais sobre o produto, como preço, disponibilidade e opções de tamanho. Ao CNET, a Samsung disse que novas informações sobre a linha de TVs 2022 serão divulgadas nas próximas semanas e que o modelo QD-OLED ainda não possui um título comercial oficial.

Diferença entre o OLED atual e o QD-OLED na geração de cores (Imagem: Reprodução/Nanosys)

Como atua o Quantum Dot OLED?

As ambições da Samsung Display em torno do Quantum Dot OLED começaram em 2019, quando a marca anunciou um investimento de US$ 11 bilhões em uma nova fábrica na Coreia do Sul. Enfim, a tecnologia finalmente chegará ao mercado em 2022.

Segundo a fabricante, o QD-OLED combina diodos emissores de luz orgânica e pontos quânticos. Além disso, ele trabalha de forma diferente para gerar as cores que serão exibidas na tela.

O resultado são telas com cores mais vivas, níveis de pretos mais reais e ângulos de visão aprimorados. Qualidades que prometem superar os painéis OLED convencionais fabricados pela concorrente LG Display.

Fonte: CNET, SamMobile

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.