CES 2022: Samsung prepara TV QD-OLED com taxa de atualização de 144 Hz
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |

Além das novas TVs QLED e Micro LED, era esperado que a Samsung revelasse a primeira TV Quantum Dot OLED (QD-OLED) antes do painel na CES 2022, o que acabou não acontecendo. Inesperadamente, as primeiras informações sobre o produto foram divulgadas no próprio site da feira de tecnologia.
- CES 2022: Samsung lança TVs Micro LED e QLED com controle avançado de iluminação
- Samsung terá app para comprar e exibir NFTs nas TVs
Aparentemente, a TV QD-OLED da Samsung foi listada acidentalmente na área Innovation Awards da CES 2022. Embora a página sobre o produto tenha sido retirada do ar, o CNET conseguiu obter uma imagem com as informações da nova televisão.
A apresentação do produto indica que o modelo traz um painel OLED de 65 polegadas com tecnologia Quantum Dot. Semelhante às irmãs Neo QLED, a TV possui o design Infinity One patenteado pela marca sul-coreana.
QD-OLED com taxa de atualização de 144 Hz
Conforme a descrição, a TV QD-OLED da Samsung usa o processador Neo Quantum 2022. O modelo traz quatro portas HDMI 2.1 e suporte à tecnologia Object Tracking Sound (OTS), que otimiza os sons enviados para os alto-falantes conforme os elementos em cena.
Entretanto, o destaque é a taxa de atualização de 144 Hz. Combinando esse elemento com os tons de pretos profundos, a cor e brilho dos pontos quânticos e a resolução 4K, a TV da marca sul-coreana promete ser uma excelente opção para jogos.
“Com visuais, som e velocidade impecáveis, a TV QD-Display representa a próxima fronteira em entretenimento doméstico”, conclui a apresentação na página do Innovation Awards da CES 2022.
Não foram revelados detalhes adicionais sobre o produto, como preço, disponibilidade e opções de tamanho. Ao CNET, a Samsung disse que novas informações sobre a linha de TVs 2022 serão divulgadas nas próximas semanas e que o modelo QD-OLED ainda não possui um título comercial oficial.
Como atua o Quantum Dot OLED?
As ambições da Samsung Display em torno do Quantum Dot OLED começaram em 2019, quando a marca anunciou um investimento de US$ 11 bilhões em uma nova fábrica na Coreia do Sul. Enfim, a tecnologia finalmente chegará ao mercado em 2022.
Segundo a fabricante, o QD-OLED combina diodos emissores de luz orgânica e pontos quânticos. Além disso, ele trabalha de forma diferente para gerar as cores que serão exibidas na tela.
O resultado são telas com cores mais vivas, níveis de pretos mais reais e ângulos de visão aprimorados. Qualidades que prometem superar os painéis OLED convencionais fabricados pela concorrente LG Display.