Publicidade

Review Android 14 | Mudanças discretas, mas bem-vindas

Por| Editado por Léo Müller | 27 de Outubro de 2023 às 16h05

Link copiado!

Review Android 14 | Mudanças discretas, mas bem-vindas
Review Android 14 | Mudanças discretas, mas bem-vindas

O Google anunciou a nova versão do seu sistema operacional para celulares,o Android 14, em outubro de 2023. O novo software chegou com mudanças mais discretas e maior foco no uso da inteligência artificial e mais atenção para segurança e acessibilidade.

Em relação ao visual, pouca coisa mudou, mas há, sim, algo a se destacar na nova versão do sistema do “robozinho”. Eu testei o Android 14 no Pixel 6 Pro e agora conto mais sobre essa atualização e o que você pode esperar dela na prática.

Continua após a publicidade

Visual da interface

O visual do Android puro é bem limpo e discreto, sem muita opção de modificação da interface, mas com opções de paletas de cores para definir em menus e configurações. Em relação a isso, pouco mudou no Android 14. O software segue implementando o design do Material You e, apesar de a aparência geral continuar a mesma, agora existem mais opções de cores e wallpapers nativos para o usuário escolher.

E, por falar em wallpaper, essa é uma das novidades mais interessantes do Android 14. Agora, é possível criar papéis de parede com o uso de inteligência artificial. Basta digitar os aspectos que deseja ver na imagem, que o sistema cria. Infelizmente, porém, esse recurso é exclusivo para o Pixel 8 e Pixel 8 Pro, por enquanto.

Continua após a publicidade

Usabilidade

A interface do Android 14 é bem fluída e, desde o dia que comecei a testá-la — há quase quatro semanas — não notei nenhum bug ou falha que atrapalhasse a usabilidade.

É importante lembrar que estou usando um Pixel 6 Pro, que tem um chip de bom desempenho, mas já é uma boa prévia de como o sistema funciona na prática.

Continua após a publicidade

Em celulares mais básicos, o desempenho pode ser um pouco menor, mas a navegação e o uso, em si, funcionam muito bem. O sistema é bastante intuitivo, principalmente se você já estiver acostumado com o Android, seja ele “puro” ou com a interface de alguma fabricante, como a One UI da Samsung ou MIUI da Xiaomi.

Acessibilidade

O Android 14 ganhou suas principais mudanças dentro das configurações de acessibilidade. Agora, há mais opções dentro da ferramenta de “Ampliação”, que auxilia pessoas com dificuldades visuais, com gestos de pinça para ampliar ou reduzir um trecho da tela, por exemplo.

A nova versão também aumentou as formas de conectar dispositivos auditivos, como implantes cocleares, ao celular. Há também atalhos para acessá-los de forma mais rápida no sistema.

Continua após a publicidade

Outra configuração permite ativar um “flash” na tela ou na própria câmera quando receber notificações. Para a opção na tela, o usuário ainda pode escolher a cor que irá piscar para conseguir identificar melhor quando receber uma mensagem ou ligação.

Segurança e privacidade

As mudanças dentro de segurança e privacidade também são bem singelas, mas o Google implementou uma novidade interessante no Android 14.

Continua após a publicidade

Agora, quando você concede as permissões para um aplicativo, é possível saber quando os dados são compartilhados com apps ou serviços de terceiros. Dessa forma, você pode ter mais controle sobre como os dados são utilizados.

Essa mensagem aparece sempre que um app solicita uma permissão, mas somente nos casos em que há um compartilhamento com terceiros. Aqui, por exemplo, não chegou a aparecer nenhuma vez durante o meu uso.

Fora isso, as configurações continuam bem parecidas. Você pode escolher dar acesso total ou parcial para fotos, compartilhar localização aproximada ou exata e selecionar se o acesso a câmera ou microfone é liberado o tempo todo ou somente durante o uso do app. No caso das permissões para acesso da câmera e microfone, aparece um ícone no canto superior direito sempre que um app usa esses componentes.

Recursos extras

Continua após a publicidade

O Android 14 inaugura um recurso que incentiva ainda mais o uso de chips virtuais. Agora, nas configurações de rede, é possível converter um chip físico em eSIM para usá-lo somente na versão digital. Dessa forma o usuário terá mais praticidade para começar a usar a rede da operadora sem precisar do chip físico.

O controle de casa inteligente também ficou mais prático com a nova versão do Android, e agora é possível usar um atalho para o Google Home na tela de bloqueio, para facilitar o acesso a itens de casa conectada sem precisar desbloquear o aparelho. Basta pressionar o ícone para acessar todos os dispositivos e controlá-los rapidamente.

Por fim, agora também é possível usar o celular como webcam no computador. Algumas fabricantes já possuem esse recurso, como a Motorola com o ThinkPhone, mas isso se tornou uma função nativa do Android.

Continua após a publicidade

Para conhecer melhor outros recursos, separamos uma lista com as principais novidades que o Android 14 traz. Confira, também, quais aparelhos poderão receber a atualização no futuro.

Android 14: as mudanças são impactantes?

Apesar de aplicar mudanças bem recebidas, o Android 14 chegou com novidades bem tímidas. O sistema mantém basicamente a mesma interface visual com o uso do Material You, e as mudanças são bem discretas, com novos wallpapers e paletas de cores.

Continua após a publicidade

O uso da inteligência artificial para criar papéis de parede chama bastante atenção, mas o Google erra em manter isso exclusivo para o Pixel 8, ou pelo menos por enquanto. Há celulares topos de linha, como a própria linha Pixel 7, que também aguentariam o recurso e fariam bom proveito dele.

Dessa forma, o que mais faz diferença são as novidades implementadas em acessibilidade, privacidade e segurança, com mudanças mais significativas para proteger os dados do usuário ou auxiliar o uso da tela e som por quem tem alguma necessidade especial.