Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

14 novidades mais legais do Android 14

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Outubro de 2023 às 12h50

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Google anunciou o lançamento do Android 14 nesta quarta-feira (4) junto da nova linha de celulares Pixel e do Pixel Watch 2. O sistema operacional chega primeiro aos aparelhos da companhia, enquanto os modelos das demais fabricantes devem começar a receber a atualização nas próximas semanas.

As marcas oferecem, em média, suporte de quatro anos de atualizações para seus aparelhos. Portanto, a maioria dos aparelhos lançados nos últimos anos vai receber o novo SO — veja quais celulares devem ser atualizados para o Android 14.

14 novos recursos do Android 14

Continua após a publicidade

O novo sistema operacional do Google apresenta várias ferramentas inéditas e melhorias, com destaque para recursos de personalização e acessibilidade, além de maior controle de privacidade e segurança.

Confira as principais novidades do Android 14:

14. Nova tela de bloqueio

A tela de bloqueio ganha novos recursos no Android 14 com a opção de personalizar a aparência do relógio em diferentes fontes, cores e tamanhos, além de possibilitar a adição de novos widgets.

13. Personalização

O novo sistema operacional expande ainda mais o tema Material You com novas possibilidades de escolha de paleta de cores e aparência para personalizar os aplicativos e a tela inicial do celular. 

12. Tema monocromático

Continua após a publicidade

Para quem prefere um visual menos colorido, o Android 14 inclui um tema monocromático que apresenta cores mínimas em uma aparência mais agradável aos olhos em todo o aparelho.

11. IA para criar papel de parede

O Android 14 traz ainda novas ferramentas para criar papéis de parede para o celular: com disponibilidade inicial para aparelhos da linha Pixel, uma IA é capaz de gerar wallpaper a partir de comandos de texto.

10. Controle de tamanho dos textos

Continua após a publicidade

Com foco em acessibilidade, o sistema operacional traz opções para aumentar o tamanho dos textos e acionar o escalonamento não-linear para maior controle sobre as preferências de visualização através de diferentes apps e telas de navegação.

9. Acessibilidade auditiva

A acessibilidade auditiva também ganha destaque com atalhos e formas mais intuitivas de conectar e interagir com dispositivos de áudio.

Continua após a publicidade

8. Notificação por flash

Quem precisar ou preferir manter o aparelho em modo silencioso, mas não quer perder os últimos avisos de seus aplicativos pode acionar a função de notificação por flash pelo celular ou pela própria tela.

7. Mais pivacidade

A atualização amplia os recursos de privacidade com um novo sistema de alerta para aplicativos que modificam os termos de uso de dados pessoais ou que compartilham sua localização com terceiros.

Continua após a publicidade

6. PIN mais seguro

A proteção com PIN fica mais segura com a possibilidade de usar uma senha de até seis dígitos no novo Android.

5. Melhor adaptado para tablets e dobráveis

Continua após a publicidade

De olho nos tablets e dobráveis, o sistema promete melhor adaptação dos aplicativos para ocupar os diferentes tamanhos e formatos de tela.

4. Google Home

O aplicativo Google Home recebe atualização nos seus mecanismos de controle e permite o acesso rápido a gestão de casa inteligente, com um toque, diretamente na tela de bloqueio do Android.

3. Ultra HDR

Continua após a publicidade

O novo Android oferece melhor resolução em imagens com o modo Ultra HDR (para celulares com telas HDR), que realça cores vibrantes e controla a iluminação de fotos e vídeos sem alterar a qualidade original dos arquivos.

2. Celular como webcam

Agora é possível conectar o celular em um computador através da porta USB e usar a câmera do aparelho como uma webcam.

1. Health Connect

Continua após a publicidade

O Android 14 traz uma nova maneira de controlar as informações em aplicativos de saúde e fitness, com sincronização de dados entre apps (como Oura, Peloton e Whoop) em um só lugar e com a segurança de criptografia diretamente no celular.

O Google destaca que nem todos os recursos estarão disponíveis para todos os celulares com Android 14. Vale lembrar que a empresa costuma manter alguns recursos exclusivos dos Pixels ao menos por um tempo e também que algumas coisas dependem de adaptação por parte das fabricantes que usam Android em seus dispositivos.

Para saber se o seu celular vai receber o Android 14, confira a lista de modelos compatíveis com a atualização preparada pelo Canaltech.