Publicidade

O que é e como funciona o aplicativo Samsung SmartThings

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 16 de Junho de 2020 às 21h30

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

O SmartThings é um aplicativo da Samsung criado especialmente para o gerenciamento e controle de vários dispositivos domésticos que tenham a tecnologia smart - o que pode incluir desde televisores até aparelhos de ar condicionado.

O aplicativo já vem instalado nos dispositivos Android de fábrica e pode ser acessado no menu principal - na pasta intitulada “Samsung”. A seguir, veja como utilizá-lo para facilitar a sua rotina.

SmartThings: como usar

Continua após a publicidade

Configurando um aparelho

Passo 1: depois de abrir o aplicativo e ter autorizado o seu acesso ao smartphone, a tela principal será exibida com o aviso “Nenhum aparelho”, indicando que ainda nenhum dispositivo foi conectado pelo SmartThings.

Passo 2: para adicionar um aparelho, toque no ícone “+”, no canto superior direito. A opção “Adicionar” aparecerá, seguida de opções para a configuração do dispositivo.

Continua após a publicidade

Passo 3: em “Aparelho”, toque no tipo de dispositivo que você deseja adicionar ao seu smartphone através do SmartThings. São diversas opções.

Passo 4: selecione uma das opções de aparelho e, depois, as marcas disponíveis para pareamento com o SmartThings. O exemplo abaixo mostra as marcas de aparelhos de ar condicionado que permitem o controle pelo celular.

Continua após a publicidade

Passo 5: depois de escolher a marca, selecione o aparelho disponível. Toque em “Aparelhos compatíveis” para ver mais opções.

Passo 6: selecione o código que corresponde ao aparelho adquirido e siga com a configuração.

Continua após a publicidade

SmartThings: configurando um cômodo

Passo 1: novamente de volta à página inicial do SmartThings, toque no ícone “+” e selecione a opção “Cômodo”.

Continua após a publicidade

Passo 2: toque no cômodo que você deseja adicionar e finalize em “Avançar”.

Passo 3: selecione o papel de parede que melhor se adequa ao cômodo escolhido.

Continua após a publicidade

Passo 4: toque em “Salvar” para finalizar. A partir de agora, você poderá separar os dispositivos de acordo com os cômodos configurados no SmartThings.

SmartThings: adicionando um assistente de voz

Também é possível usar o SmartThings para configurar assistentes de voz como o Google Assistente ou a Amazon Alexa. Para isso:

Continua após a publicidade

Passo 1: na tela inicial do SmartThings, toque novamente no ícone “+” e selecione “Assistente de voz”. Depois, selecione a opção que corresponde ao seu dispositivo.

Passo 2: baixe o aplicativo do Google Assistente e siga as instruções da imagem abaixo para permitir o pareamento entre o assistente e seu smartphone.

Continua após a publicidade

Passo 3: depois que a sua conta da Samsung tiver sido vinculada ao Google Assistente, volte até o SmartThings e verifique se o aviso “Conectado” será exibido abaixo do dispositivo.

SmartThings: adicionando um cenário

Para adicionar um cenário ao SmartThings:

Continua após a publicidade

Passo 1: nas opções da tela inicial (ícone “+”), toque em “Cenário”. Depois, adicione um nome para ele. Em seguida, toque em “+” para definir as ações que serão realizadas no cenário.

Passo 2: selecione “Alterar o modo deste local” para prosseguir. Escolha “Ausente”, “Em casa” ou “Noite” para que as configurações permaneçam salvas e sejam habilitadas quando o cenário for ativado.

Continua após a publicidade

Passo 3: toque em “Testar” para verificar se o cenário está funcionando corretamente e salve quando o teste for concluído.

Passo 4: na tela inicial você poderá ver todos os cenários salvos.

SmartThings: adicionando uma automação

As automações permitem que determinadas funções dos dispositivos smart sejam ativadas dependendo de alguns fatores - que são estabelecidos por você. Para adicionar uma automação ao SmartThings:

Passo 1: novamente na tela dos primeiros passos anteriores (“+”), selecione “Automação”.

Passo 2: toque no ícone “+” para configurar uma condição de funcionamento da automação.

Passo 3: selecione a opção que melhor se adequar à sua necessidade. A opção “Hora” permite que uma configuração seja ativada em um determinado horário do dia, já a opção “localização” faz com que ela seja ativada quando o GPS informar um determinado local onde você se encontra. A opção “Status do aparelho” está disponível para alguns dispositivos e o “Modo de localização” faz com que os comandos sejam ativados pela sua ausência no ambiente, por exemplo.

Passo 4: caso você tenha escolhido “Hora”, defina o horário para que o comando seja ativado.

Passo 5: para ativar uma configuração com base em seu local, ative o GPS.

Passo 6: depois disso, você deve definir uma localização geográfica para sua casa. Isso fará com que o dispositivo detecte sua ausência ou presença.

Passo 7: o modo de localização também é necessário para detectar a ausência ou presença. Lembre-se de ativá-lo.

Passo 8: por fim, escolha “Status do aparelho” para ativar uma configuração com base no próprio dispositivo (por exemplo: quando um refrigerador smart for aberto).

SmartThings: adicionando um SmartApp

O SmartThings também permite acessar aplicativos que ajudam no controle dos dispositivos. Para isso:

Passo 1: acesse “+” e toque em “SmartApp”.

Passo 2: selecione as opções disponíveis para seu dispositivo. No caso do exemplo, é possível usar o SmartThings Home Monitor para monitorar sua residência contra possíveis invasões ou acidentes.

Passo 3: selecione o tipo de detecção que você deseja fazer com a ajuda do dispositivo que você possui, seja ele uma câmera, um detector de fumaça ou até mesmo detector de vazamentos.

Passo 4: toque em “Avançar” para continuar as configurações depois de ter selecionado quais sensores você quer usar. Depois, selecione quais ações o dispositivo deve tomar quando algum tipo de movimento for detectado e finalize em “Concluído”.

SmartThings: adicionando membros da casa

Por fim, outra funcionalidade bem interessante que pode ser facilmente configurada no SmartThings consiste na possibilidade de adicionar membros da casa aos seus registros, o que permitirá que ele controle os aparelhos da casa no SmartThings pelo seu aparelho celular. Para isso:

Passo 1: na página inicial do SmartThings, selecione a opção “+”. Depois, escolha “Membro".

Passo 2: em “Convidar membro”, selecione se você deseja enviar um convite ou um código QR para quem terá acesso aos dispositivos.

Passo 3: caso você tenha escolhido a opção convite, insira o e-mail do membro. Já, para o código QR, basta que o convidado posicione a câmera de seu smartphone na frente do código para escaneá-lo (o celular deve ser Samsung).

Essas são as principais funcionalidades do SmartThings. Você conhecia todas elas? Quais mais usa? Compartilhe com a gente nos comentários.