Como saber se um smartwatch é compatível com o seu celular

Por Matheus Bigogno Costa | 07 de Março de 2020 às 17h30

O mercado de smartwatches cresceu significativamente no decorrer dos anos. O mercado brasileiro abraçou a tecnologia e já a incorporou no seu cotidiano. Porém, com uma ampla gama de possibilidades, é difícil saber se um smartwatch é compatível ou não com o celular de seus usuários.

Com sistemas operacionais tão únicos e muitos que conectam-se apenas um tipo de dispositivo, é crucial analisar estas informações antes de adquirir um relógio inteligente. Confira abaixo como saber se o smartwatch é compatível com o seu smartphone.

Smartwatches compatíveis com o Wear OS

O Wear OS é o novo nome do Android Wear, que é um sistema operacional gratuito desenvolvido pelo Google e é destinado a smartwatches. O sistema está disponível em diversos relógios, como o Motorola Moto 360, Samsung Gear Live, ASUS ZenWatch e o Huawei Watch.

Dispositivos que utilizam o Wear OS são compatíveis com o sistema Android e o iOS. Para utilizar e parear com os smartphones, basta baixar o aplicativo diretamente da Play Store ou da App Store. O Google tem uma ferramenta prática para verificar se um smartphone Android ou iOS é compatível com um smartwatch. Basta abrir o navegador do smartphone e acessar o link g.co/WearCheck. A página irá carregar o resultado mostrando se o Android é compatível ou não com o aplicativo.

Com o dispositivo pareado com o smartphone, é possível alterar algumas funções estruturais do relógio diretamente do smartphone. Outras atividades podem ser realizadas diretamente do smartwatch, como ler mensagens, receber notificações do calendário, acessar informações do clima e do tempo, além de utilizar o Google Assistente

Apple Watch e o iOS

Dispositivos desenvolvidos pela Apple comunicam-se apenas entre si. Diferentemente do Wear OS, que pode parear dispositivos iOS e Android, modelos Apple Watch não são capazes de parear com o Android.

O Apple Watch conecta-se apenas com dispositivos iOS, porém ele está mais independente do iPhone (Imagem: Reprodução)

Durante a WWDC 2019, a Apple anunciou o watchOS 6, uma nova versão do sistema operacional que roda nos smartwatches da empresa. Uma das maiores novidades é que ele está independente do iPhone para realizar as tarefas, tendo mais recursos próprios e melhorando a experiência de uso.

O novo sistema operacional do Apple Watch agora possui uma App Store própria, além de possibilitar a customização de recursos desenvolvidos que auxiliam na saúde e na segurança de todos os seus usuários.

Demais Smartwatches e suas aplicações

Diferentemente de smartwatches do Google ou da Apple, os demais relógios podem ser emparelhados com ambos os sistemas operacionais. Para parear um smartwatch com algum smartphone, basta baixar os aplicativos respectivos de cada modelo.

Diversos smartwatches possuem aplicativos para Android e iOS (Imagem: Reprodução)

O Galaxy Watch Active, por exemplo, possui um sistema operacional próprio da Samsung e é capaz de parear com os sistemas Android e iOS através do aplicativo Watch Active Plugin. Basta apenas verificar se o aplicativo do smartphone está disponível para baixar na Play Store ou na App Store.

Smartband ou Smartwatch?

Apesar de muitas vezes visualmente parecidos, com funções semelhantes de mapeamento de exercícios físicos, os dispositivos do tipo wearable (vestível) possuem diversas diferenças significativas.

Enquanto uma smartband depende diretamente do smartphone para realização de todas as funções que ele oferece, o smartwatch funciona de forma independente, sem precisar de um smartphone conectado a ele.

Apesar de bem parecidos, um smartwatch é muito diferente de uma smartband (Imagem: Reprodução)

Além do design, a capacidade de executar aplicativos de forma autônoma impacta diretamente no consumo de bateria dos dispositivos. Eventualmente, uma smartband consome menos bateria que um smartwatch. Todos estes fatores combinados impactam diretamente no preço dos dispositivos, o que pode tornar um smartwatch muito mais caro do que uma smartband convencional.

Um smartwatch é uma excelente pedida para usuários que querem ler mensagens, ver notificações diretamente no pulso sem precisar retirar o smartphone do bolso. Apesar das diferenças significativas, é importante verificar sempre se um smartwatch é compatível com o seu celular ou não e se irá atender às suas necessidades.

E você, possui um smartwatch? Deixe nos comentários qual o modelo que você possui e se ele se conecta bem com o seu smartphone.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.