Publicidade

App Google Home vai contar se está tudo certo com a sua conexão com a internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Setembro de 2021 às 12h11

Link copiado!

Felipe Junqueira/Montagem
Felipe Junqueira/Montagem
Tudo sobre Google

O Google Home ganhará a capacidade de verificar a velocidade de conexão entre um dispositivo e o ponto de internet Wi-Fi. A funcionalidade era exclusiva do antigo Google Wifi, mas agora foi incorporada ao gestor de aparelhos inteligentes. O Google Home passa a ser capaz de identificar se uma smartTV interligada está com a qualidade do sinal boa ou não, por exemplo.

Para ter acesso a essa novidade, é preciso atualizar para a versão 2.43.1.10, a mais recente do app para Android e iOS. Concluído o update, você verá uma seção chamada "Velocidade do dispositivo", dentro da guia "Informações" de cada aparelho conectado. O Google Home permite analisar a velocidade dos dados transmitidos em um só aparelho ou na totalidade, no intuito de checar a casa inteligente está abastecida com internet.

Continua após a publicidade

O app contará com um histórico para que seja possível comparar os resultados atuais com anteriores. Mas é preciso ressaltar que a checagem só vale para aparelhos ligados nas conexões sem fio — o que for conectado via cabo Ethernet, direto ao roteador, não entra na verificação.

Preferência de acesso do ISP

Embora o teste seja a grande novidade, a atualização do Google Home traz ainda um ajuste relacionado a preferência de "acesso do ISP". O ISP é o provedor de serviços de internet e o recurso permitirá gerenciar questões técnicas vinculadas à conexão. Assim, os provedores poderão detectar quando o roteador está offline e reiniciá-lo ou fazer ajustes em configurações da rede de modo remoto, com objetivo de aprimorar a experiência.

É claro que isso abre as portas para que empresas de internet tenham acesso a dados (status da rede, versão do software do roteador e histórico de instalação) e possam fazer ajustes sem estar presencialmente na sua casa, o que pode ser algo invasivo para muita gente. Em razão disso, haverá uma opção que permite desabilitar o serviço e revogar o acesso remoto a qualquer tempo.

Continua após a publicidade

O teste de velocidade já está liberado, mas o recurso que permite o acesso do ISP ainda não — deve ficar para uma atualização posterior subsequente do app. O Google Home funciona em aparelhos Android e embarca dispositivos inteligentes da companhia, como telas e caixas de som.

Fonte: 9to5Google