Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MU-MIMO: o que é a tecnologia e como ela melhora sua conexão com a internet

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Setembro de 2021 às 10h23

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Se com a chegada da banda larga a conexão via cabo era a regra, hoje o Wi-Fi é muito mais utilizado pela praticidade da configuração de um único dispositivo que distribui sinal a notebooks, Smart TVs, celulares, e outros gadgets. Porém, a tecnologia de internet wireless sofre algumas limitações, que com o tempo vão sendo superadas pela inovação.

Uma delas diz respeito à forma como o roteador, que distribui o sinal em casa, se comunica com todos os aparelhos. Pode não parecer, mas boa parte dos produtos opera de forma que apenas é possível se comunicar com um dispositivo por vez. Pois é: imagine que em uma casa com 10 gadgets conectados, há sempre uma “fila” para eles enviarem um sinal ou receber dados para o que você está fazendo.

Continua após a publicidade

Claro, isso ocorre de maneira muito rápida e quase imperceptível em tarefas comuns, como o carregamento de uma página ou um download. Mas para determinadas atividades, como jogos, são milissegundos que podem fazer toda a diferença. Imagine que em um jogo FPS ou MMORPG pode ocorrer input lag em razão disso. Um movimento impreciso e toda sua estratégia ou partida pode acabar.

O que é MU-MIMO?

Uma forma de contornar isto é a utilização de uma conexão com fios saindo do roteador até o computador. Mas bem, isso não é possível em um celular, certo? E o dispositivo cada vez mais é usado para jogos. Assim, já há alguns anos a indústria vem lançando roteadores com a tecnologia MU-MIMO — que permite ampliar a quantidade de gadgets comunicáveis em simultâneo.

Continua após a publicidade

A sigla significa Multiple User, Multiple Input, Multiple Output. Traduzindo, multiplicidade de usuários, entrada e saída. Ou seja, é a possibilidade de redução dessas filas virtuais ao permitir a troca de dados com mais de um celular/aparelho em simultâneo.

Para tarefas como jogos online o resultado é mais visível, mas qualquer outra tarefa se beneficia do MU-MIMO também — ainda mais em redes domésticas com dezenas de dispositivos conectados.

Os produtos mais comuns no mercado são 2x2 MIMO, 3x3 MIMO, e 4x4 MIMO. Permitem, respectivamente, dois, três, e quatro fluxos de transmissão e recebimento de dados.

MU-MIMO no celular

Continua após a publicidade

Como a tecnologia MU-MIMO vem sendo disseminada desde a década passada, muitos celulares já são compatíveis com ela. Pois sim, é necessário que o dispositivo a ser usado em uma rede sem fio MU-MIMO, para desfrutar ao máximo do protocolo, seja compatível ao nível de hardware.

Enquanto o comportamento típico é a operação em um sistema 2x2 MIMO (dois fluxos de dados), smartphones mais sofisticados podem operar em 3x3 MIMO (três fluxos) ou 4x4 MIMO. Isso significa que um único dispositivo poderia ficar com quatro canais de dados do roteador. Para além de melhorar a velocidade da conexão disponível, isso também se traduziria em mais estabilidade de sinal.

Continua após a publicidade

Se seu celular não traz essa compatibilidade, não se preocupe: apesar de continuar se comunicando por um único canal, ele contará com a vantagem de estar vinculado a uma rede de canais múltiplos que permitem que o envio por esse único fluxo detectável por ele seja menos “congestionado”.

Como saber se um roteador possui MU-MIMO?

Duas verificações são importantes caso você precise de um roteador com tecnologia MU-MIMO. A primeira é fácil de identificar: a quantidade de antenas físicas costuma indicar a disponibilidade do recurso. Quanto mais delas, melhor.

Continua após a publicidade

É importante, também, verificar as especificações técnicas: a quantidade de antenas pode indicar, para os usuários mais avançados, como é a operação MU-MIMO. Mas as informações escritas deixarão claro se o aparelho é 2x2, 3x3 ou 4x4 MIMO.

Tenha em mente que mesmo não possuindo um dispositivo compatível com 4x4 MIMO, esse protocolo ainda será útil, pois garante quatro fluxos simultâneos de dados. Traduzindo, a conexão simultânea de quatro aparelhos simples, ou dois 2x2 MIMO.

Observações

Continua após a publicidade

É importante atentar também que a quantidade de dispositivos conectáveis à sua rede Wi-Fi não depende da presença do MU-MIMO. Seu roteador sem a tecnologia já permite a navegação de múltiplos aparelhos, e assim também será com um modelo mais avançado.

O MU-MIMO é uma forma de garantir redução de filas virtuais entre notebooks, Smart TVs, celulares e tablets na entrada do roteador. Assim, quando falamos que um ponto de acesso 4x4 MIMO, é como dizermos que na fila do supermercado, em vez de termos um único caixa atendendo, há quatro. Porém, todos na “fila” serão atendidos — e ninguém expulso.

Wi-Fi 6

Para otimizar ainda mais a rede doméstica, pode ser importante utilizar como critério a adoção de um roteador Wi-Fi 6 ou 6E. Já explicamos aqui no Canaltech do que se trata a tecnologia — que permite maior largura de banda nos canais individuais. Somando isso ao MU-MIMO, é possível fazer um grande upgrade na rede sem fio — claro, quando os aparelhos forem compatíveis.

Continua após a publicidade

Fonte: Linksys, Network World, Mercusys