Qual carro da Volvo à venda no Brasil vale mais a pena?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Volvo tem uma fórmula de sucesso no mercado brasileiro. Há algum tempo a montadora sueca se colocou como a grande referência em carros eletrificados e isso tem surtido grande efeito nas vendas, por vezes colocando a marca como a líder entre as fabricantes luxuosas.
- Audi Q5 TFSIe x Volvo XC60 | Qual o melhor SUV híbrido premium?
- Carro 100% elétrico ou híbrido? Qual faz mais sentido hoje no Brasil?
Mas, claro, não é só de estratégia e modelo de negócio que a Volvo sobrevive e faz sucesso. Seus carros são verdadeiras joias quando pensamos em segurança, conforto, dirigibilidade e tecnologia.
O Canaltech teve a oportunidade de conhecer e avaliar todos os carros da Volvo à venda no Brasil e vai te contar qual deles vale mais a pena comprar
Diferenciando os carros da Volvo
Antes de abordarmos qual carro da Volvo mais vale a pena, é necessário explicarmos o que cada modelo representa na linha da montadora sueca. Desconsiderando o vindouro EX30, que será relativamente barato e venderá muito mais do que todos os outros irmãos de empresa, vamos nos ater ao que já é oferecido aos clientes por aqui.
O Volvo XC40 e o C40 são o mesmo carro, porém com a diferenciação da carroceria. Esses SUVs, por enquanto, são os únicos modelos 100% elétricos da Volvo e podem ser encontrados em duas configurações de motor: o single motor com tração traseira, que rende 241cv e 42,8 kgf/m, e twin motor com tração integral, que despeja 408cv e 67,3 kgf/m. A autonomia também varia entre as versões, mas abordaremos isso mais adiante.
Já com os SUVs maiores, o XC60 e o XC90, o powertrain também é o mesmo, com a motorização híbrida plug-in, composta por um motor 2.0 turbo de 317cv e 40,8 kgf/m, aliado a um propulsor 100% elétrico de 145cv e 31,5 kgf/m de torque. Na soma, a Volvo indica que esse powertrain híbrido plug-in entrega 462cv e 72,3 kgf/m de torque.
Vale lembrar que os sedans S60 e S90 já não são vendidos no Brasil desde 2021, deixando entusiastas e interessados órfãos de dois produtos excelentes.
Sendo assim, antes de analisarmos o que cada um oferece, vamos listar os preços e versões abaixo:
Volvo: Carros, versões e preços no Brasil | |
Modelo | Preço |
Volvo XC40 Single Motor | R$ 339.950 |
Volvo XC40 Twin Motor | R$ 399.950 |
Volvo C40 Single Motor | R$ 354.950 |
Volvo C40 Twin Motor | R$ 414.950 |
Volvo XC60 Plus | R$ 419.950 |
Volvo XC60 Ultimate | R$ 449.950 |
Volvo XC60 Polestar Engineered | R$ 486.950 |
Volvo XC90 Plus | R$ 554.950 |
Volvo XC90 Ultimate | R$ 599.950 |
É preciso considerar tudo
Em um cenário ideal, muito dificilmente os modelos elétricos da Volvo não seriam os ideais para a compra. Independentemente da versão, tanto o C40 quanto o XC40 entregam segurança, conforto, desempenho e uma ótima usabilidade, pois, por mais que sejam considerados modelos compactos na linha da montadora sueca, são espaçosos e com bom apelo familiar.
Mas, claro, estamos no Brasil, e precisamos considerar os gargalos de infraestrutura na hora de efetuar a escolha entre um e outro modelo. Mas, deixemos bem claro: caso você tenha um carregador em casa ou no trabalho e seu uso seja estritamente urbano, a escolha óbvia seria a versão de um motor do C40 ou do XC40.
Além do ótimo powertrain, a autonomia salta aos olhos e proporciona segurança operacional. Dependendo do uso, o alcance pode ser superior aos 400km (a medição oficial no ciclo WLTP é de 475km), proporcionado pela bateria de 69 kWh. O preço, fator fundamental, também é bem interessante, sobretudo se compararmos com rivais mais próximos, como o Mercedes EQA 250 e o BMW iX1.
Sendo assim, vamos partir para algo mais realista em termos de Brasil: a dupla XC60 e XC90.
Escolha depende muito da necessidade
Pensando no cliente da Volvo e em sua ida à concessionária, a escolha pelo XC60 e pelo XC90 vai passar pela necessidade de espaço. O XC90 é o suprassumo da montadora em termos de conforto e luxo, mas o XC60 entrega praticamente os mesmos equipamentos, com ótima oferta de espaço interno, porta-malas e dirigibilidade aprimorada, sobretudo na versão Polestar, que tem ajustes de chassi e suspensão realmente esportivos.
Se você precisa de sete lugares verdadeiros, com bom espaço na última fileira, não há o que pensar. O Volvo XC90 é a melhor escolha não apenas no lineup da Volvo, mas muito provavelmente do mercado. Além do ótimo desempenho e o conforto já citado com sete assentos, o SUV grande é um híbrido plug-in que te proporciona boa autonomia no modo 100% elétrico, com rodagem superior a 60km.
Mas, de forma racional, a versão de entrada do XC60 atende a maioria dos compradores. Em nosso uso, com duas crianças a bordo, compras de supermercado e viagens até que longas, o SUV médio sueco foi simplesmente perfeito. Nas versões Plus e Ultimate, o acerto de suspensão privilegia mais o conforto e torna os deslocamentos mais suaves, porém, se você quiser mais esportividade e diversão, a variante Polestar te entrega isso e também proporciona o acerto para o conforto; basta ir até o conjunto de suspensão e realizá-lo manualmente, com a proposta da Öhlins.
Por que o XC60 Plus é o Volvo que mais vale a pena?
Por preço inferior a de concorrentes menos potentes e equipados e com mais espaço, o Volvo XC60 segue sendo o SUV médio premium mais vantajoso do mercado e, entre os irmãos de montadora, apresenta a melhor relação custo, benefício, tecnologia, status e conforto.