Publicidade

Volvo terá apenas carros 100% elétricos em 2030

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Junho de 2023 às 14h23

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A Volvo reforçou seu comprometimento com a descarbonização e revelou que não pretende dar um “jeitinho” para continuar vendendo carros a combustão.

Em uma mensagem indireta a outras montadoras, como BMW e Mercedes-Benz, que também já divulgaram datas para tornar o line-up elétrico, mas com uma “portinha aberta” para manter os carros a combustão vivos em países que não estejam com a infraestrutura necessária para a mudança, Bjorn Annwall, executivo da Volvo, avisou:

“A Volvo não venderá um único carro que não seja totalmente elétrico depois de 2030, independentemente do mercado. Não haverá ‘mas’ ou ‘se’”.

Continua após a publicidade

Ou seja: o executivo deixou claro que a montadora não procurará por desculpas para alterar seu plano original.

Questionado sobre os problemas estruturais e o receio de alguns países, como os Estados Unidos, em abraçar a ideia do carro eletrificado e abandonar os veículos a combustão, o executivo da Volvo foi bastante claro e realista sobre o que deve enfrentar:

“Pode ser que percamos um pouco de vendas em alguns mercados, mas focar os recursos financeiros e humanos em uma tecnologia de trem de força único dá à Volvo a melhor chance de produzir os produtos elétricos mais atraentes. O ICE (carro a combustão) é um mercado em retração e, para ter sucesso, você deve se concentrar na parte crescente do mercado".
Continua após a publicidade

CEO da Volvo endossa decisão

O discurso do diretor comercial da Volvo não foi apenas da boca para fora. No mesmo evento de lançamento do mais novo SUV elétrico da marca, o EX30, Jim Rowan, CEO da montadora, endossou as palavras de Bjorn Annwall e avisou que a empresa não “jogará dinheiro fora em uma tecnologia velha”.

O CEO admitiu que a virada de chave para a eletrificação completa trará algum prejuízo, mas não se mostrou preocupado. “Talvez a gente perca um pouco em vendas, mas acho que vamos ganhar mais do que sacrificaremos”, resumiu.

Continua após a publicidade

*Com informações: AutoNews