Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen vai parar três de quatro fábricas no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Fevereiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/ Volkswagen
Divulgação/ Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A falta de insumos para a fabricação de carros segue dando dores de cabeça nas montadoras brasileiras. A Volkswagen anunciou que três das quatro instalações que tem no Brasil ficarão fechadas entre os dias 20 de fevereiro e 3 de março, e que os trabalhadores terão férias coletivas durante esse período.

As plantas de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e de São José dos Pinhais, em Curitiba, ficarão parcialmente fechadas até o dia 3. A localizada em São Carlos, no interior paulista, terá as atividades interrompidas até o dia 1º. Com isso, apenas as instalações da montadora em Taubaté, na região do Vale do Paraíba (SP), permanecerão produzindo normalmente os carros em fevereiro e no início de março.

Continua após a publicidade

De acordo com os dados divulgados pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a fábrica de São Bernardo do Campo, na Rodovia Anchieta, conta atualmente com 8.000 profissionais no quadro de funcionários, mas somente parte deles (3.062) entrarão em férias coletivas a partir do dia 20.

Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do órgão, revelou à Folha que a parada em três das quatro fábricas da Volkswagen já estava programada desde dezembro de 2022, mas que torcia para que não fosse necessária, pois uma parada “nunca é bem-vinda”.

Vale lembrar que em 2022 a montadora também precisou fechar temporariamente por conta da falta de insumos, fruto da crise mundial que começou com a pandemia da covid-19 e deu enormes prejuízos às fabricantes de carros.

Parada estratégica

Continua após a publicidade

Em nota enviada à CNN, a Volkswagen garantiu que, ao término das férias coletivas, toda a produção será retomada normalmente. Segundo a assessoria da montadora, a situação do fornecimento de peças ainda é volátil em todo o mundo e, por isso, precisa de monitoramento constante.

A parada “estratégica” nas três plantas vai interromper momentaneamente a produção de carros como Nivus, Saveiro e Virtus, fabricados em São Bernardo do Campo; e T-Cross, que sai da linha de montagem de Curitiba. A fábrica de motores, localizada em São Carlos, é outra que ficará parada

Já o novo Polo Track, que está sendo trabalhado pela marca para ser o “Novo Gol”, é produzido em Taubaté, única planta que seguirá os trabalhos normalmente em fevereiro e março. As instalações receberam 80 novos robôs, uma solda a laser trifocal e passou por outras modificações para ser capaz de montar o carro com a plataforma MQB-A0.