Volkswagen Taos ganha novo design e motor na China
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

O Volkswagen Taos foi lançado no Brasil em 2021 e deu ao segmento dos SUVs médios um novo cenário, com boa competição — a menos na ficha técnica — contra o Jeep Compass. Na China, porém, o modelo já é veterano e recebeu uma grande atualização nesta semana, com novo design e motor.
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Conforme antecipado pelo site chinês Auto Home, o Taos, que no país asiático é chamado de Tharu, recebeu toques do modelo vendido no Brasil em sua grade frontal, com o filete de LED que corta a peça e une os dois faróis. Anteriormente, a dianteira do SUV se parecia muito com a do VW Atlas, SUV grande vendido por lá e que nunca veio ao nosso mercado.
Já na traseira, a mudança foi um pouco mais perceptível, já que as lanternas ganharam um filete de plástico que sugere, também, ser iluminado, mantendo o padrão da dianteira. Isso deu um pouco mais de agressividade e futurismo ao Taos, que no Brasil tem uma traseira mais próxima do que era o Tiguan.
No interior (ver galeria), as mudanças foram mais evidentes. O painel frontal foi inteiro trocado e parece ter ficado com um acabamento superior. Além disso, a central multimídia está maior, com 12 polegadas, e posicionada mais acima, no estilo flutuante, como no VW ID.4. Resta saber, porém, se o sistema é o mesmo do SUV elétrico.
Novo motor
Além do design, o VW Taos chinês também ganhou um novo motor. Sai o conhecido 1.4 TSi de 150cv e 25,5 kgf/m de torque para entrar o 1.5 TSi de 160cv e o mesmo torque. A transmissão agora é a DSG de dupla embreagem, com sete velocidades — o mesmo powertrain do Taos nos EUA.
Haverá, também, uma nova versão 2.0 turbo, mas com tração nas quatro rodas munida do sistema 4Motion. Essa variante, com a nomenclatura 300TSi, rende 186 cv e 32,6 kgf/m.
Mudanças no Brasil?
O VW Taos tem apenas dois anos de mercado e uma mudança agora seria muito antecipada. Entretanto, ao menos no interior, o SUV pode dar dicas do que deve aparecer por aqui em um ou dois anos. Sobre os motores, a incógnita é maior, já que a Volkswagen não deu pistas se vai trazer o propulsor 1.5 turbo para cá.