Volkswagen T-Cross terá produção afetada por dispensas
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira | •

Quarto SUV mais vendido do Brasil em março de 2023, o Volkswagen T-Cross, que já está com a produção suspensa desde o dia 10 de abril, ficará ainda mais tempo longe da linha de montagem.
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O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba revelou, e a montadora alemã confirmou em nota enviada ao Motor1, que a planta de São José dos Pinhais passará a funcionar em apenas um turno a partir do dia 1º de junho.
Segundo a Volkswagen, a paralisação mandará para casa, em regime de layoff (dispensa temporária), até 700 funcionários dos 2.000 que trabalham na fábrica e pode durar entre 2 e 5 meses.
A parada parcial, ao menos desta vez, não foi causada por falta de semicondutores. Daniel de Camargo, diretor do sindicato, revelou que a Volkswagen tomou a decisão de reduzir a jornada e o número de trabalhadores por conta do “crédito escasso”, “dos juros elevados” e "pela baixa procura por veículos”.
O T-Cross é o carro-chefe da linha de produção em São José dos Pinhais, local em que também é montado o Audi Q3 vendido para o mercado brasileiro. No caso do SUV da Volkswagen, ele voltou a ser produzido, mas em menor escala, no dia 2 de maio.
Meta de produção para 2023 é reduzida
A redução na jornada e a dispensa de praticamente um terço dos funcionários da planta em São José dos Pinhais alterou o planejamento da Volkswagen para o mercado brasileiro em 2023.
A previsão inicial da montadora era fechar dezembro com cerca de 100 mil carros fabricados, mas, diante dos problemas, a nova meta gira entre 84 mil e 90 mil unidades para o período.
O T-Cross, um dos mais afetados pela mais recente paralisação, reduzirá sua presença nas linhas de montagem de 500 carros para 300 carros diários, pelo menos enquanto a jornada dupla na planta do Paraná continuar.
Vale lembrar que o SUV deve passar por uma reestilização em breve e, inclusive, já foi flagrado rodando no Brasil, mas com as costumeiras camuflagens adotadas pelas montadoras.
Fonte: Motor1