Volkswagen interrompe produção de carros no Brasil devido à pandemia

Volkswagen interrompe produção de carros no Brasil devido à pandemia

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 22 de Março de 2021 às 12h45
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Volkswagen decidiu suspender por completo a fabricação de carros no Brasil. De acordo com comunicado oficial da montadora, o agravamento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi o principal motivo para que essa ação fosse feita. Há algumas semanas, a empresa já havia paralisado a produção do Volkswagen Nivus pela dificuldade na importação de semicondutores, algo fundamental para a construção dos automóveis.

"Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais. Os empregados da área administrativa atuarão em trabalho remoto. A medida foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais", disse a Volkswagen, em seu comunicado.

Foram paralisadas as plantas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). A retomada das atividades está programada, inicialmente, para o dia 4 de abril.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Nivus, um dos maiores sucessos da Volkswagen, teve sua produção interrompida por falta de componentes/ Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

Essa decisão da Volkswagen não é novidade. Além dos alemães, a Chevrolet também interrompeu suas atividades na planta de Gavataí (RS), onde são montados o Onix Plus e o Onix. A Honda também foi outra empresa que decidiu tirar o pé na produção, mas só com um modelo, o Civic, que é feito em Sumaré (SP). A Fiat, por sua vez, paralisou a produção da Fiat Strada, seu carro mais vendido do momento e que está com alta demanda.

Fonte: Volkswagen

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.