Volkswagen interrompe produção de carros no Brasil devido à pandemia
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Volkswagen decidiu suspender por completo a fabricação de carros no Brasil. De acordo com comunicado oficial da montadora, o agravamento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi o principal motivo para que essa ação fosse feita. Há algumas semanas, a empresa já havia paralisado a produção do Volkswagen Nivus pela dificuldade na importação de semicondutores, algo fundamental para a construção dos automóveis.
- Como a Volkswagen está transformando seus carros na extensão do seu smartphone
- Análise | Virtus GTS é grande acerto da Volkswagen, mas custa caro
- Análise | Golf GTE é o melhor Volkswagen disponível no Brasil
"Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais. Os empregados da área administrativa atuarão em trabalho remoto. A medida foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais", disse a Volkswagen, em seu comunicado.
Foram paralisadas as plantas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). A retomada das atividades está programada, inicialmente, para o dia 4 de abril.
Essa decisão da Volkswagen não é novidade. Além dos alemães, a Chevrolet também interrompeu suas atividades na planta de Gavataí (RS), onde são montados o Onix Plus e o Onix. A Honda também foi outra empresa que decidiu tirar o pé na produção, mas só com um modelo, o Civic, que é feito em Sumaré (SP). A Fiat, por sua vez, paralisou a produção da Fiat Strada, seu carro mais vendido do momento e que está com alta demanda.
Fonte: Volkswagen