Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen e Shell se unem para criar rede de eletropostos no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Novembro de 2021 às 12h30

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

As dificuldades dos donos de carros elétricos em encontrarem postos de recarga no Brasil podem estar prestes a acabar. A Volkswagen, a Shell e a Raízen anunciaram um amplo acordo com o objetivo de valorizar o impacto do uso de energia renovável para descarbonização do setor automotivo. Parte dele inclui a implementação de uma rede de eletropostos de recarga rápida Shell Recharge no país.

De acordo com a Volkswagen, a instalação começará pelo estado de São Paulo, incluindo postos na capital e nas principais rodovias de acesso. A intenção é de se conectar a algumas das principais cidades do Brasil no futuro. O acordo também vai contemplar o desenvolvimento de potenciais novas fórmulas de etanol pela Raízen, Shell e P&D na área de biocombustíveis no Brasil, com o apoio da Shell e Volkswagen em pesquisa e aplicação nos carros, visando melhorar ainda mais a eficiência do biocombustível

Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, ratificou o compromisso de tornar a marca neutra em carbono até 2050. O processo, como já foi falado pelo executivo em outras oportunidades, é baseado na eletrificação e no avanço do etanol.

Continua após a publicidade
“Com todas essas ações em parceria com a Raízen e a Shell, estamos trabalhando não só em soluções para os nossos produtos, mas também reforçando a sustentabilidade nas nossas fábricas e na rede de concessionárias. Tudo isso muito integrado ao nosso programa global Way To Zero, que tem como objetivo tornar a nossa empresa neutra em carbono até 2050”.

ID.3 e ID.4

O acordo firmado entre as marcas tem outros pontos bastante interessantes que foram alinhavados e anunciados nesta segunda-feira (1º). Entre eles está o suporte da Raízen ao programa de testes de carros elétricos, como ID.3 e ID.4, no Brasil, tanto nas fábricas da Volkswagen quanto no ID Test Drive, primeiro evento com os carros elétricos da Volkswagen que acontecerá ainda este ano.

Continua após a publicidade
“É um prazer poder contar com uma das maiores companhias automotivas do mundo como uma aliada no nosso propósito de redefinir o futuro da energia. Este movimento reforça o nosso papel como uma empresa que apresenta soluções sustentáveis ​​tanto para o presente quanto para o futuro, tendo em vista o desafio de descarbonização global”, afirmou Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

Lauran Wetemans, vice-presidente de negócios de Downstream da Shell para a América Latina, também endossou o acordo e citou, além dos carros elétricos e da maior utilização do etanol, o desenvolvimento do hidrogênio como meio de energia renovável para um futuro mais limpo.

“A Shell faz investimentos em várias alternativas relacionadas com a transição energética a uma economia de baixo carbono - como o EV e o hidrogênio. Visto que todas as opções são importantes para reduzir como neutralizador de gases de efeito estufa, e que os biocombustíveis são uma solução já disponível, é um prazer fazer parte desta iniciativa no Brasil”.
Continua após a publicidade

As empresas não especificaram, no entanto, quando será iniciada a implementação da rede de eletropostos no Brasil. Como o lançamento oficial dos primeiros carros elétricos da Volkswagen no país deve acontecer em 2022, é possível que São Paulo comece a ver postos de recarga rápida surgirem a partir do ano que vem.

Fonte: Volkswagen