Volkswagen inicia desenvolvimento de baterias de nióbio no Brasil

Volkswagen inicia desenvolvimento de baterias de nióbio no Brasil

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 20 de Setembro de 2021 às 11h05
Volkswagen

A divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen anunciou uma parceria importante para a mobilidade elétrica no Brasil. A montadora, em parceria com a CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, unirão forças para trabalhar no desenvolvimento de baterias automotivas com o mineral, encontrado em abundância em nosso país, que é o maior produtor global.

Segundo a Volks, o acordo com a CBMM é estratégico, pois a empresa está consolidada como uma referência mundial no desenvolvimento de novas tecnologias com nióbio para baterias de íons de lítio. Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus entrará com sua expertise para estabelecer o comportamento dessas baterias em veículos, com todos os parâmetros de segurança e qualidade para concretizar o desempenho esperado.

“Há três anos acumulamos experiência na eletrificação e agora aplicaremos essa expertise para viabilizar uma nova tecnologia em baterias. Nosso centro de desenvolvimento de e-Mobility em Resende usará nossa patenteada arquitetura modular para veículos elétricos para expandir a plataforma, que iniciou no e-Delivery, e agora avança para novos modelos. Essa aliança com a CBMM será mais um importante elo rumo à mobilidade do futuro. Nosso objetivo é criar uma solução de recarga ultrarrápida, pioneira na América Latina”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Segundo a Volkswagen, a tecnologia que será empregada nas baterias é fruto de uma pesquisa de mais de três anos feita em conjunto com a Toshiba, uma das mais icônicas empresas de tecnologia do Japão. A expectativa é de que, com o uso do nióbio, as células possam ser carregadas totalmente em 10 minutos, além de ter uma durabilidade bem maior do que as baterias atuais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo (Imagem: Reprodução/ Click Petróleo e Gás)

Além da interface e dos parâmetros da bateria, a montadora vai desenvolver e fabricar os veículos 100% elétricos que serão utilizados nesse projeto. Durante a fase de testes, a Volks vai monitorar e adquirir os dados em tempo real, conduzindo os estudos da aplicação dos veículos. Também está sob sua responsabilidade a implantação da infraestrutura de recarga ultrarrápida e a preparação de toda a cadeia com treinamento de motoristas.

É certo que o primeiro veículo que utilizará essas novas baterias seja um caminhão ou ônibus, mas não está descartado o uso das vindouras células de nióbio em carros de passeio. Atualmente, o e-Delivery é o único caminhão elétrico produzido no Brasil pela montadora.

Fonte:   Volkswagen

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.