Toyota vai focar em carros híbridos, incluindo modelos plug-in
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
A japonesa Toyota, conhecida por ser conservadora na adoção de modelos 100% elétricos, está desenvolvendo plano para abandonar completamente veículos apenas a combustão. O objetivo é focar em carros híbridos, incluindo os plug-in (PHEV).
-
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
-
Renault Niagara | Picape chega ao Brasil em 2026
- GAC | Veja quais carros marca chinesa pode trazer ao Brasil
Avaliação caso a caso
Segundo a agência Reuters, a fabricante deve avaliar linha a linha de seus principais mercados, o que deve levar a vender modelos exclusivamente híbridos das marcas Toyota e Lexus no Japão, EUA e Europa.
Apesar disso, a resistência a veículos totalmente elétricos é parte de um desafio da maior fabricante de automóveis do mundo para manter a estabilidade nos próximos anos, sem depender de práticas regulatórias diferentes país a país.
"No futuro, planejamos avaliar, linha de carro por linha, se faz sentido adotar um modelo totalmente híbrido", afirmou David Christ, chefe de vendas e marketing da Toyota na América do Norte, em entrevista à agência Reuters.
Mudanças de linha
Com o direcionamento, modelos como o próximo RAV4 já não devem mais ter versões a gasolina, apenas híbridas.
É possível, ainda, que passe a adotar o padrão PHEV, com recarregamento em tomadas e bateria elétrica maior.
Estratégia similar já foi tomada no exterior com o sedan Camry, modelo mais vendido nos Estados Unidos, que será apenas híbrido na linha 2025.
Brasil vai de modelos híbridos flex
No Brasil, a Toyota já vendeu mais de 50 mil carros com tecnologia híbrida flex, para usar gasolina e etanol, desde 2019, nos modelos Corolla (sedan) e Corolla Cross (SUV).
Além disso, a fábrica de Sorocaba é a primeira Ecofactory da América Latina. Isso significa que a planta da Toyota possui alta eficiência ambiental, alcançada pelo uso de energia 100% proveniente de fontes renováveis e reuso de água da chuva, entre outros pontos. Há ainda o chamado Morizukuri, cinturão verde em volta da fábrica plantado pelos próprios funcionários, composto por árvores nativas, que simulam a floresta original da região.
Fonte: Reuters