Deixar de carregar carro PHEV na tomada é péssima ideia, mostra estudo
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Os carros com powertrain híbrido plug-in (PHEVs) têm como principais características a maior autonomia para rodar no modo exclusivamente elétrico e a possibilidade de recarga externa das baterias. Ou seja: foram projetados para serem ligados na tomada.
Um estudo da Geotab, encomendado pelo Electric Autonomy, porém, apontou que boa parte dos motoristas das empresas que possuem carros híbridos plug-in nos Estados Unidos estão deixando de lado esse benefício de recarregar as baterias em fontes externas. E explicou por que isso é uma péssima ideia.
De acordo com os dados compilados, em um universo de 1.776 carros híbridos plug-in que pertencem a diferentes empresas, 86% dos motoristas fazem uso apenas do motor a combustão, reabastecendo o tanque com combustível fóssil em detrimento de utilizar a recarga do sistema de baterias. O relatório apontou ainda que apenas 17% desses carros foram plugados à tomada para recarga nos últimos 6 meses.
Segundo a Geotab, isso faz com que o consumo médio de combustível dos carros PHEVs gire em torno de 16 km/l, número bem próximo de um carro tradicional à combustão. E o que isso significa? Em termos simples, significa que os PHEVs estão poluindo bem mais do que deveriam (3,5 vezes mais que o padrão) e, com isso, anulando os benefícios que a nova tecnologia poderia trazer ao meio-ambiente.
Educação ou adoção de elétricos puro: as soluções
O Electric Autonomy fez um comparativo com um usuário de uma Hyundai Tucson plug-in que adotou o procedimento contrário ao dos frotistas e passou a rodar quase que exclusivamente com seu carro no modo 100% elétrico em pequenas viagens.
Segundo o site, isso fez com que o SUV sul-coreano precisasse completar o tanque com gasolina de 2 em 2 meses, o que acabou gerando uma economia incrível de dinheiro, além, claro, de índices bem menores de emissão de poluentes.
Diante desses números, duas medidas despontam como soluções para incentivar o uso dos carros PHEVs da maneira correta: educar os motoristas de frotas ao mostrar, com dados, que o uso da bateria torna o carro mais eficiente e mais econômico ou, então, migrar a frota para modelos 100% elétricos (BEVs).
Segundo números do Alternative Fuels Data Center, essa segunda opção é viável, já que a distância diária média percorrida por um motorista de frota nos Estados Unidos é de 28 km, suficiente para ser coberta sem problemas utilizando apenas o modo elétrico dos carros híbridos plug-in.