Toyota quer cobrar caro para você ligar seu carro remotamente
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Toyota oferece aos clientes de alguns modelos de carros fabricados a partir de 2018 um recurso para ligar remotamente o carro, por meio do controle da chave, aplicativo do smartphone ou Apple Watch. O serviço, no entanto, não será gratuito para sempre.
Segundo o próprio material de marketing da montadora japonesa, a funcionalidade só é oferecida sem custos por um período predeterminado, tanto para clientes do pacote Audio Plus (3 anos) quanto para os do Premium Audio (10 anos).
A Toyota confirmou ao site The Drive que os clientes realmente terão de pagar pela assinatura após o encerramento do período de testes do pacote contratado, e revelou quais os planos estarão disponíveis.
Quanto vai custar ligar o Toyota remotamente?
Para manter o recurso de ligar remotamente os carros da Toyota funcionando, o motorista terá de desembolsar entre US$ 8 (R$ 45,33) mensais e US$ 80 (R$ 453,30) anuais, plano que acaba oferecendo o equivalente a dois meses gratuitos aos clientes.
Cobrar por serviços e recursos tecnológicos não é exclusividade da Toyota. Em 2018, a BMW chegou a cobrar uma assinatura anual para o uso do Apple Car Play, mas depois voltou atrás. A Porsche, por sua vez, tem o Functions On-Demand, enquanto a Tesla também passou a permitir compras e assinaturas diretamente da central multimídia.