Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota pode “resetar” projetos de carros elétricos para superar Tesla

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Outubro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

A Toyota quer se tornar um player de destaque no segmento de carros eletrificados e, para isso, pensa em "resetar" a estratégia de praticamente tudo que foi feito até agora. O objetivo a longo prazo? Desbancar a Tesla do posto de principal referência no setor.

A informação foi divulgada com exclusividade pela agência Reuters. Segundo o que foi apurado, as propostas que estão sendo analisadas mudariam drasticamente os planos da Toyota, e dariam um novo rumo aos US$ 38 bilhões anunciados pela fabricante japonesa para lançar 30 carros elétricos inéditos no mercado a partir de 2023.

Continua após a publicidade

Um dos principais pontos deste "reset" que a Toyota estaria considerando se refere à e-TNGA, plataforma exclusiva para a fabricação de veículos elétricos da marca, revelada em 2019. A atualização do sistema permitiria que a Toyota reduzisse muito os custos, segundo as fontes ouvidas.

Hoje a plataforma é utilizada para a construção do crossover bZ4X, totalmente elétrico, e está projetada para também fabricar o futuro Lexus RZ 450e, programado para ter lançamento oficial em 2023.

O responsável por essa reestruturação que pode estar por vir é, de acordo com a reportagem da Reuters, Shigeki Terashi, ex-diretor de competitividade da marca. Sua equipe foi designada para fazer a "revolução empresarial" dentro da Toyota e, assim, encontrar um meio de adotar inovações o mais rápido possível para acompanhar a concorrência.

Tesla é rival a ser batido

Continua após a publicidade

“O que está impulsionando o esforço de Terashi é a decolagem mais rápida do que o previsto e a adoção rápida de inovações de ponta pela Tesla e outros”. Assim uma das fontes ouvidas pela Reuters explicou qual o mote do trabalho de Terashi e sua equipe dentro da Toyota no segmento de carros elétricos.

A esperança é que Terashi consiga, ao invés de simplesmente esquecer e abandonar por completo a plataforma e-TNGA, adaptá-la para receber novas e modernas tecnologias e, com isso, acelerar a corrida atrás da Tesla. A última opção, também na mesa, é a de aposentar esta plataforma e optar por uma dedicada a carros elétricos, mas isso poderia levar cerca de cinco anos, de acordo com as fontes.

A equipe responsável pelo reset na área de carros elétricos não se pronunciou a respeito da reportagem, mas a Toyota enviou uma resposta padrão quando questionada sobre o assunto.

Continua após a publicidade

A fabricante japonesa respondeu apenas: "Para alcançar a neutralidade de carbono a própria tecnologia da Toyota, assim como o trabalho que estamos fazendo com uma série de parceiros e fornecedores, é essencial".