Toyota anuncia nova central multimídia que não precisa de internet
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Inteligência Artificial substituirá a necessidade de conexão por internet para dar ao motorista a oportunidade de realizar comandos por voz na utilização das novas centrais multimídias em carros da Toyota e da Lexus. Isso será possível graças a uma extensão da parceria da marca com o Google.
- Quer conhecer a fábrica da Toyota no Brasil? Veja como
- Volkswagen Taos x Jeep Compass x Toyota Corolla Cross: qual o melhor SUV médio?
A montadora japonesa revelou que os carros equipados com os sistemas de infotenimento da Lexus e da Toyota que já aproveitam o Speech-to-Text terão um serviço ainda mais avançado com a nova geração de centrais multimídia dentro de pouco tempo.
"Os clientes podem agora experimentar os primeiros resultados da parceria nos sistemas de infotainment Toyota Audio Multimedia e Lexus Interface de última geração, incluindo modelos 2023, como os das famílias Toyota Corolla, Tundra e Sequoia e Lexus NX, RX e RZ totalmente elétricos", disse a marca.
A Toyota explicou que o sistema vem sendo trabalhado há quase cinco anos. Ele foi codesenvolvido entre a Toyota Motor North America Connected Technologies e as organizações Toyota Connected a partir de 2018. A marca explicou que o futuro Speech On-Device nativo permitirá que as solicitações de voz sejam atendidas diretamente pelos processadores do sistema multimídia dos veículos, sem a necessidade de conectividade com a Internet para alimentar as consultas de voz.
“O anúncio de hoje representa o refinamento que vem com anos de colaboração entre a Toyota e o Google Cloud para aperfeiçoar como nossas tecnologias funcionam umas com as outras”, disse Steve Basra, vice-presidente do grupo Connected Technologies, Toyota Motor North America e CEO e presidente da Toyota Connected América do Norte.
O que é o Speech On-Device da Toyota?
O Speech On-Device utiliza como base o Google Assistant, que todo usuário de Android conhece muito bem. O serviço criado em parceria com a Toyota vai permitir que os clientes consigam utilizar serviços de fala mesmo em lugares desconectados.
“Trabalhando em estreita colaboração com a Toyota para entender os requisitos e recursos dos dispositivos no veículo, conseguimos fornecer qualidade semelhante a um servidor usando apenas uma pequena fração do poder de processamento para garantir a melhor experiência possível para os motoristas”, disse Umesh Vemuri, vice-presidente de Clientes e setores estratégicos globais do Google Cloud.
O Speech On-Device fará parte da próxima geração do Toyota Voice Assistant e a promessa é de que o usuário poderá executar comandos e mandar mensagens de texto por meio da voz sem precisar "falar como um robô". Ou seja: com a mesma naturalidade que "conversa" com o recurso no celular.