Tim Cook fala pela primeira vez sobre o Apple Car, mas não diz muita coisa

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 07 de Abril de 2021 às 10h28
Divulgação

Depois de toneladas de rumores e vazamentos, finalmente o CEO da Apple, Tim Cook, resolveu falar abertamente sobre o Apple Car, ou Project Titan como o projeto é chamado internamente na empresa. Segundo o executivo, há, sim, um trabalho na gigante de Cupertino em andamento, mas ele não deu detalhes se o que será feito é mesmo um carro autônomo ou apenas o fornecimento do software.

“Em termos do trabalho que estamos fazendo, obviamente falarei pouco. A autonomia em si é uma tecnologia central. Se você pensar bem, o carro, em muitos aspectos, é um robô. Um carro autônomo é um robô. E então há muitas coisas que você pode fazer com autonomia. E veremos o que a Apple faz", disse Cook em entrevista ao The New York Times.

Apesar de evasivo em suas respostas, Tim Cook sabe que a expectativa em torno da entrada da Apple no mercado de veículos autônomos e elétricos é enorme. Mas, pelo que pode ser visto na entrevista, a Maçã ainda não descartou ter um carro próprio, em vez de simplesmente fornecer o software para uma montadora. “Adoramos integrar hardware, software e serviços e encontrar os pontos de intersecção deles porque pensamos que é aí que a mágica ocorre. E é isso que amamos fazer. E adoramos possuir a tecnologia primária que está em torno disso", disse Cook.

Nova plataforma de carros elétricos da Hyundai é perfeita para as ambições da Apple/ Imagem: Hyundai

Essa resposta vai ao encontro do que aconteceu recentemente com a Hyundai, que publicamente se colocou fora do projeto do Apple Car, o que indica, claro, que ela havia sido a escolhida para fabricar um automóvel do zero incluindo todo o conteúdo da Apple. Os motivos, segundo relatos, foi que os executivos da gigante sul-coreana não queriam que a empresa fosse uma mera coadjuvante no Project Titan.

Chegou-se, inclusive, a especular que a Kia, uma das empresas do grupo Hyundai, "assinaria" e montaria o carro, mas nenhuma conclusão a esse respeito foi dada. Outros rumores, porém, dão conta de que outras montadoras foram contactadas nos Estados Unidos e Japão, como General Motors, Honda e Nissan.

Fonte: TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.