Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla reduz preços e faz “liquidação” para acabar com carros encalhados

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Janeiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

ikvyatkovskaya/Envato/CC
ikvyatkovskaya/Envato/CC
Tudo sobre Tesla

Os carros usados da Tesla têm desvalorizado e demorado mais do que os das marcas rivais para deixar os pátios das concessionárias, mas os novos também têm gerado preocupação. Prova disso é que a montadora de Elon Musk vem promovendo uma verdadeira “liquidação” para evitar que o fenômeno respingue nos zero quilômetro.

Segundo informações apuradas pelo site Electreck, a Tesla estaria com um estoque de cerca de 50 mil carros novos empacados, à espera de compradores, principalmente fora dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Isso teria ocorrido por uma simples questão de oferta e demanda. A produção de carros novos na fábrica da Tesla situada em Xangai foi bem maior do que a procura pelos carros zero quilômetro na região entre janeiro e dezembro de 2022. O resultado? Estoques cheios.

A montadora, agora, além de reduzir pela segunda vez em um mês os preços de seus carros novos na China, resolveu estender a redução de valores para outros mercados na Ásia. Os cortes também estariam sendo praticados na Coreia do Sul, Austrália, Japão e Singapura.

“Descontos” chegam a 13,5% na China

A Tesla proíbe o uso da palavra “desconto” ao oferecer os carros com preços menores. A estratégia da marca em Singapura, por exemplo, é dar um crédito de US$ 5.000 em cima do valor de tabela de qualquer carro a combustão usado na troca por um elétrico da marca. Além disso, a montadora está oferecendo, gratuitamente, um carregador tipo wall box para quem comprar um zero quilômetro na região.

Continua após a publicidade

Os “descontos “, ou melhor, promoções em cima dos carros zero quilômetro da Tesla na China, chegam a até 13,5% em cima do preço oficial da tabela. Segundo a Agência Reuters, o Model 3, que em breve passará por um facelift, foi o mais atingido pela redução, e agora parte de US$ 33,4 mil no país.

A agência conversou com Grace T,ao, vice-presidente da Tesla e responsável pelas comunicações externas da China. Tao justificou a “liquidação” dos carros da marca, e alegou que tudo faz parte da estratégia combinada com Pequim de “incentivar o consumo e o desenvolvimento econômico da região”.

Já o China Merchants Bank International fez uma previsão que pode impactar ainda mais as ações da Tesla, que já não vem rendendo o esperado pelos investidores. Segundo o órgão, a Tesla pode cortar ainda mais os preços em um futuro próximo, principalmente à medida que os rivais locais, como a BYD, crescem no mercado e apresentam novos e modernos modelos.