Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla começa a substituir radares do Model S e X pelo Vision; conheça

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2022 às 14h30

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Tudo sobre Tesla

Depois de abandonar o sistema de sensores e radares nos Model 3 e Model Y em maio de 2021 e adotar o Tesla Vision para ambos, a Tesla está expandindo a transição para outros dois modelos: o Model S e o Model X.

A mudança faz parte de um cronograma traçado previamente pela Tesla com a intenção de adotar o Vision em todos os seus carros de forma gradual, em um movimento chamado por ela de “curto período de transição”.

Durante essa fase, os carros equipados com o Tesla Vision terão algumas limitações, como a velocidade máxima em modo autônomo a cerca de 130 km/h, além do aumento da distância mínima exigida para outros veículos.

Continua após a publicidade

A Tesla também informou que a transição não afeta as classificações de segurança dos modelos que estão trocando os radares pelo Vision. “Os veículos equipados com Tesla Vision mantêm as mesmas classificações de segurança contra colisões que os veículos equipados com radar”.

O que é o Tesla Vision?

De modo bem didático, o Tesla Vision é um conjunto de câmeras com tecnologia proprietária da marca que atua em conjunto com softwares e machine learning para "ler" o trânsito em tempo real.

Continua após a publicidade

A empresa explica em seu site que desenvolveu o sistema utilizando algoritmos de direção autônoma, fundamentos de código e Redes Neurais. Tudo dentro da Inteligência Artificial, que fará o papel do motorista humano quando o sistema de direção autônoma estiver acionado.

O Tesla Vision, então, captará as imagens enviadas pelas câmeras em tempo real, processando na rede neural e fornecendo ao carro a capacidade de dirigir 100% de forma autônoma, utilizando os recursos avançados de segurança e piloto automático.

Vale lembrar que a montadora está sob investigação da NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário), órgão regulador da segurança automotiva nos Estados Unidos, por conta de um grave problema nos primeiros carros com Tesla Vision, apelidado de “frenagem fantasma”.

Resta saber se ela também vai "assombrar" quem tiver os carros Model S e Model X de agora em diante.

Continua após a publicidade

Fonte: Tesla, FutureCar