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SUV da Citroën lançado no Brasil tira nota 0 em teste de segurança

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Divulgação/Latin NCAP
Divulgação/Latin NCAP

SUV da Citroën de sete lugares, o C3 Aircross não conseguiu uma boa nota no Latin NCAP, que é o instituto que avalia a segurança veícular dos carros vendidos na América Latina. Testado recentemente, o utilitário esportivo não obteve nenhuma estrela, recebendo a nota mais baixa que pode ser atribuída a um veículo.

Fabricado no Brasil, na fábrica de Porto Real (RJ) da Stellantis, o Citroën C3 Aircross teve sua nota divulgada nesta semana. O modelo foi avaliado nos testes de impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. Como o SUV foi testado na versão com dois airbags apenas, o teste de impacto lateral de poste não foi feito, gerando uma nota zero neste quesito.

E o Latin NCAP não poupou críticas ao SUV da Citroën. Secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas disse que “a Stellantis decepciona mais uma vez com um modelo zero estrela. Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em uma direção diferente”.

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Resultado do SUV da Citroën

Segundo o relatório do instituto de segurança veicular, o C3 Aircross apresentou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente, na avaliação de impacto frontal. No impacto lateral, houve uma intrusão relevante no habitáculo, o que pode aumentar os riscos de lesões aos ocupantes, segundo o Latin NCAP.

No teste de chicotada cervical (whiplash), o SUV da Citroën obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto. A avaliação de proteção para crianças não obteve pontos, porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos exigidos pelo Latin NCAP.

Ainda sobre a avaliação do teste de proteção para crianças, o órgão de segurança declarou que a maioria das cadeirinhas, ou sistemas de retenção infantil (SRI), falharam durante a instalação. Também não é possível colocar uma cadeirinha no banco dianteiro, pois o C3 Aircross não permite a desativação do airbag do passageiro.

Proteção para pedestres

A proteção para pedestres apresentou proteção marginal, adequada e fraca para a cabeça, com uma área limitada de boa proteção. Por último, o relatório diz que o lembrete de cinto de segurança não cumpre com os requisitos do Latin NCAP. E o SUV ainda perdeu nota por não oferecer sistemas de assistência à velocidade de série, como a frenagem autônoma de emergência na versão avaliada.

Posicionamento da Stellantis

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Após a publicação da reportagem, a Stellantis procurou o CT Auto e emitiu um posicionamento oficial. Segue abaixo na íntegra:

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.”

Nota atualizada às 11h50 com o posicionamento oficial da Stellantis

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