Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Supercarro elétrico? BMW e McLaren se unem para projetar "nova F1"

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Maio de 2022 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/McLaren
Divulgação/McLaren

Quantas vezes você já ouviu falar que a história é cíclica e, portanto, se repete? Pois bem, pelo que vem sendo noticiado por alguns sites internacionais, é exatamente isso o que está para acontecer no mundo automotivo, envolvendo duas marcas consideradas referência em supercarros esportivos: BMW e McLaren.

Quase 30 anos após terem criado juntas o impressionante McLaren F1, superesportivo que foi fabricado entre 1992 e 1998 e bateu duas vezes o recorde mundial de velocidade entre carros com motor aspirado, as montadoras estão prestes a unir forças novamente.

Agora, no entanto, por baixo do capô do futuro supercarro não estará um motor BMW V12 de 6,1 litros e 550 cavalos, como o que equipava o modelo que surgiu três décadas atrás. Estará algo melhor, mais moderno e muito mais eficiente: um motor elétrico extremamente potente.

Continua após a publicidade

O supercarro elétrico, que poderia muito bem ser a “nova F1”, terá um motor com 2.000 cavalos de potência e uma autonomia aproximada de 420 quilômetros por carga. Isso transformaria o modelo feito em parceria por BMW e McLaren no carro de produção mais poderoso do mundo.

Como seria feito o supercarro da BMW e McLaren?

Ainda no campo especulativo, já que as notícias são de que apenas uma “carta de intenções” ou “memorando de entendimento” foi assinado entre BMW e McLaren, os comentários são de que o supercarro elétrico de 2.000 cavalos de potência será desenvolvido separadamente pelas empresas.

Continua após a publicidade

A BMW ficará responsável por projetar o trem de força, ou seja, motores, inversores e baterias do supercarro. A McLaren, por sua vez, será responsável pelo desenvolvimento do chassi, provavelmente de fibra de carbono, e o design, certamente tão ou mais aerodinâmico do que o escolhido para a F1 original.

Vale lembrar que a McLaren já desenvolveu um carro híbrido extremamente esportivo, o Artura, com 671 cavalos, e está com planos de colocar uma equipe para disputar o Mundial de Fórmula E. Ou seja: a chance de um supercarro elétrico em parceria com a BMW surgir em breve é cada vez mais factível.

Fonte: Motor Authority