Publicidade

Fórmula E terá corrida no Brasil em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Maio de 2022 às 12h45

Link copiado!

Divulgação/Fórmula E
Divulgação/Fórmula E

A tão aguardada etapa brasileira da Fórmula E foi finalmente confirmada. O Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), será palco de uma das corridas da temporada 2023 da competição de carros elétricos, com prova que deve acontecer no final de março, três semanas após o Carnaval.

O contrato para trazer a modalidade sustentável e com emissão zero de carbono foi assinado neste final de semana, em Mônaco, e tem duração de cinco anos, com possível renovação por igual período, mantendo São Paulo como cenário até 2032. A data precisa da estreia das corridas em solo paulistano deve ser revelada em junho, quando a FIA (Federação Internacional do Automóvel) divulga o calendário da próxima temporada.

Trazer a Fórmula E ao Brasil é um desejo antigo da categoria e de seus pilotos, com a temporada atual contando com dois brasileiros: Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi. Foi di Grassi, inclusive, que citou São Paulo como a cidade ideal para receber a categoria em entrevista ao Canaltech, durante o ePrix de Santiago, no Chile, em janeiro de 2020.

Continua após a publicidade

O Parque do Ibirapuera foi cogitado para receber a corrida, com a escolha pelo sambódromo sendo feita devido à estrutura de arquibancadas, banheiros e público já instalada.

Esta não é a primeira vez que o Anhembi recebe uma prova de velocidade. Entre 2010 e 2013, por exemplo, a Fórmula Indy também teve etapa que usou o Sambódromo e a Marginal Tietê como parte do circuito. Além disso, São Paulo é palco de uma das fases mais prestigiadas do mundial de Fórmula 1, no clássico Autódromo de Interlagos.

Continua após a publicidade

A nova prova da categoria de veículos elétricos deve marcar a quarta vez que a modalidade desembarca na América Latina. Além do já citado Chile, a Fórmula E já passou por Buenos Aires, na Argentina; e Punta del Este, no Uruguai. Os circuitos, normalmente, são de rua, com São Paulo estreando na categoria em 2023 ao lado de Vancouver, no Canadá; e Cidade do Cabo, na África do Sul.

A próxima temporada da Fórmula E também deve marcar a estreia dos carros de terceira geração, que prometem ser os mais velozes e sustentáveis da história. Os novos modelos foram apresentados na última semana, também em Mônaco, e devem trazer motores com maior potência e novos sistemas de recuperação de energia, além de um novo design que traz mais aerodinâmica e velocidade para as disputas.

Fonte: SPTuris (Instagram)