Seres, fabricante sino-americana de carros elétricos, chega em março ao Brasil
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 13 de Fevereiro de 2023 às 09h00
A lista de fabricantes de carros eletrificados chineses em atuação no mercado brasileiro está prestes a aumentar. A Seres confirmou, em comunicado oficial, que terá três modelos diferentes à venda no País a partir de março de 2023. E um outro, com pegada mais esportiva, chegando em junho.
- Exclusivo | Empresa brasileira inaugura fábrica de carros elétricos no Paraná
- Montadoras querem aumento de imposto para carros elétricos; por quê?
Segundo a montadora, que nasceu na Califórnia, mas recebeu aporte financeiro das chinesas Dongfeng e Sokon (e produz os carros na Ásia), a princípio estarão disponíveis um caminhão (EC31), um furgão (EC35) e um SUV (Seres 3), todos zero emissão de poluentes. No segundo trimestre, em junho, será a vez do Seres 5 EVR, este com propulsão híbrida, fazer sua estreia em território verde-amarelo.
No site oficial da marca no Brasil, o Seres 3, primeiro SUV confirmado para o mercado nacional, aparece com configurações bastante interessantes,que podem colocar o modelo na briga com o recém-apresentado BYD Yuan Plus, atualmente em pré-venda pela montadora chinesa rival.
Como são os carros da Seres?
O Seres 3 é um BEV compacto, que tem em seu conjunto um motor com potência de 163 cavalos e torque de 30,59 kgfm. As baterias são de 53 kWh e, de acordo com a fabricante, dão ao SUV autonomia de 300 quilômetros no ciclo WLTP — que pode apresentar um número real bem menor, segundo as novas determinações do Inmetro.
A aceleração de 0 a 100 km/h prometida é de 8,9 segundos, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h. A recarga das baterias também é bem rápida, e pode recuperar até 80% da autonomia total em 40 minutos, desde que o carro esteja conectado a uma estação de carregamento rápido.
O Seres 5 EVR, por sua vez, terá o conjunto híbrido formado por um motor 1.5 a combustão e dois elétricos, capaz de rodar até 1.000 quilômetros por carga, de acordo com a fabricante. O movido a gasolina funcionará como uma espécie de gerador para as baterias de lítio de 35 kWh de capacidade, e oferecerá 111 cavalos de potência complementar.
No combinado, a ficha técnica afirma que o carro entrega 550 cavalos de potência e um torque de 83,6 kgfm ao condutor, dignos de um modelo esportivo. A aceleração de 0 a 100 km/h divulgada pela marca é de impressionantes 4,6 segundos, e a velocidade máxima chega aos 210 km/h. A recarga em carregamento rápido pode recuperar 80% da autonomia em apenas 36 minutos.
Por dentro, a promessa da Seres é que os carros elétricos ofereçam níveis de conforto comparáveis aos da BYD e da GWM, com extensa lista de acessórios voltados para infotenimento, segurança e conectividade. Entre os itens anunciados, destacam-se:
- Tela Central de 17” polegadas;
- Bancos elétricos com resfriamento, aquecimento e ajustes para massagens;
- Teto solar panorâmico;
- Luz atmosférica de 64 cores suaves;
- Som estéreo premium Huawei com 11 alto-falantes.
Quanto vão custar os carros da Seres?
A Seres, que é parceira da fabricante de smartphones e eletrônicos Huawei, tem sede nos Estados Unidos e produção na China, já está aceitando encomendas em pré-venda dos dois carros eletrificados de passeio que marcarão a estreia da montadora sino-americana no Brasil. Os preços divulgados no site oficial são de R$ 224 mil para o Seres 3 e R$ 450 mil para o Seres SF5 EVR.