Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exclusivo | Empresa brasileira inaugura fábrica de carros elétricos no Paraná

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Fevereiro de 2023 às 06h03

Link copiado!

Divulgação/ Hitech
Divulgação/ Hitech

O Brasil acaba de ganhar mais uma fábrica de carros elétricos. A startup nacional Hitech Electric inaugurou uma planta de 10 mil m² na cidade de Campo Largo, a 30 km de Curitiba, no Paraná. No local, serão produzidos utilitários e veículos comerciais zero emissão.

Segundo a Hitech, essa fábrica terá a primeira linha de produção de utilitários e veículos comerciais 100% elétricos do país, já que outras startups possuem plantas com produção local, mas de outros modelos e com técnicas diferentes. São minicaminhões, VUCs (Veículos Urbanos de Carga) e até unidades autônomas para entregas.

Para chegar a esse estágio no negócio, a empresa contou com forte investimento da Positivo Tecnologia, empresa também com sede no Paraná e que fabrica computadores e outros itens tecnológicos. Esse aporte, que não teve valor revelado, faz parte do programa Corporate Venture Capital (CVC), criado pela empresa para investir em startups de potencial.

Continua após a publicidade
"O lançamento da linha de montagem e a abertura de uma fábrica totalmente nova consolida um projeto ambicioso e gera inúmeras oportunidades para a indústria de eletromobilidade se desenvolver no Brasil", comenta Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric, em comunicado enviado ao Canaltech com exclusividade.

Outra parceira da Hitech na fabricação de seus carros é a multinacional brasileira Weg, que fornecerá os motores e baterias dos modelos fabricados nessa planta.

Início das atividades e capacidade operacional

Continua após a publicidade

Segundo a Hitech, o início da montagem dos veículos na nova linha de produção e fábrica acontecerá em março. O primeiro lote de utilitários e caminhões compactos elétricos começará a ser entregue no mesmo mês. Essa planta tem capacidade inicial para produzir 50 veículos elétricos por mês.

Em um segundo momento, a capacidade poderá ser aumentada para 100 unidades e, futuramente, para 1.000 utilitários elétricos mensais.

Quanto custam os carros elétricos da Hitech?

Continua após a publicidade

No site oficial da Hitech é possível ver com muita clareza os modelos à venda pela empresa, que incluem caminhões, utilitários e carros programados para a "última milha", ou seja, com funções de alcance e desempenho limitados e voltados para o serviço.

Entre os destaques está o caminhão e.coCargo, um modelo com baú de até 7m³, autonomia entre 80km e 240km e velocidade máxima de 70km/h. O preço desse veículo parte de R$ 125.420.

Há, também, o carro elétrico e.coTech4, um modelo subcompacto para pequenos deslocamentos. Ele possui autonomia máxima de 160km e pode levar até 4 passageiros a uma velocidade máxima de até 70km/h. O preço desse modelo parte de R$ 119.980.