Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Montadoras querem aumento de imposto para carros elétricos; por quê?

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Fevereiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Os carros elétricos podem sofrer um baque importante no seu preço final em um futuro próximo. As montadoras instaladas no Brasil devem enviar ao Governo Federal uma proposta de aumento gradativo do imposto de importação desses modelos, além de outras medidas.

Segundo apuração dos colegas da Automotive Business, a ideia das empresas é de estimular a produção local de motores e carros elétricos, além de variantes híbridas, que estão fortemente nos planos de grandes players. Há, no entanto, uma indefinição de quando isso começaria a acontecer, de fato.

Continua após a publicidade

As propostas estão em discussão envolvendo também a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), entidade que representa as fabricantes. Além do aumento gradativo do imposto de importação, hoje zerado, as empresas podem solicitar limitações para que as montadoras que não querem fabricar no Brasil como uma quantidade predeterminada de veículos trazidos para cá.

Ainda de acordo com a publicação do AB, as montadoras temem a ociosidade das linhas de produção. Segundo especialistas, há espaço para aumento da fabricação de veículos e uma porcentagem de modelos elétricos é perfeitamente possível.

As propostas das montadoras e da Anfavea devem ser levadas à Brasília em breve.

Opinião do Canaltech

Continua após a publicidade

Realmente é importante que o Brasil tenha produção de carros elétricos. Baratearia o preço dos carros e aumentaria a oferta desses modelos, que crescem rapidamente no mercado.

A questão é: por que não estimular a indústria nacional com a criação de políticas públicas mais eficientes em vez de simplesmente criar mais impostos e limitações?

Um mercado mais aberto e livre certamente gera mais concorrência, o que pode, claro, tornar o mercado de carros elétricos ainda mais popularizado e consistente. Além disso, o Brasil é um país com matriz energética limpa e deveria estar na vanguarda dessa tecnologia. Será que o caminho é mesmo aumentar impostos, se aproveitando da sanha de alguns parlamentares por essa agenda?

Estimular a produção e a indústria nacional é excelente, mas há outros caminhos. Mais duros? Talvez. Porém, mais consistentes. Já vimos esse filme antes.

Continua após a publicidade