Renault, Geely e chinesas lideram novidades no Salão do Automóvel
Por Danielle Cassita • Editado por Bruno De Blasi | •

O Salão do Automóvel de São Paulo está de volta à capital paulista após uma pausa de sete anos. Embora a 31ª edição do evento receba os visitantes entre 21 e 30 de novembro, os dois primeiros dias foram dedicados à imprensa, que viu de pertinho o que as marcas participantes vão mostrar ao público nos próximos dias.
- Teste: Dirigimos o Leapmotor C10, surpresa chinesa da Stellantis
- As 10 maiores fabricantes de carros da China
A Renault, por exemplo, apresentou o Koleos, seu SUV de grande porte que chega no primeiro semestre de 2026 como resultado da parceria com a chinesa Geely. Já se sabe que o Koleos deve ser um híbrido pleno, mas por enquanto não há informações sobre preços ou as versões que devem chegar ao mercado.
Aliás, a Geely também confirmou que vai começar a produzir o EX5, seu primeiro carro que vem ao Brasil. O trabalho deve começar no primeiro semestre de 2026, com as vendas previstas para o segundo semestre do ano que vem. Ainda, a marca apresentou seu híbrido plug-in EX5 EM-I, bem como o SUV urbano EX2.
Lançamentos da Jaecoo, GWM e Toyota
Já a Jaecoo marcou presença com seus SUVs Jaecoo 5 e Jaecoo 8, ambos com chegada prevista já para novembro.
O Jaecoo 5 deve ter só motorização híbrida tradicional, com potência de aproximadamente 200 cv e motor 1.5 turbo. Enquanto isso, o Jaecoo 8 é maior, com capacidade para seis ocupantes e foco em desempenho e melhor acabamento.
A GWM não ficou de fora, e trouxe o jipe Tank 700 e a perua Wey G9, que vêm para encarar a divisão Denza, da BYD. O primeiro mantém o jeitinho de off-road, e o outro é uma van com conjunto híbrido plug-in menos potente.
Lançamentos da Honda e Toyota
As montadoras japonesas vêm para o Salão com uma série de novidades — é o caso do novo Honda Pelude, esportivo cupê da marca com toque de corrida e que vem para enfrentar o Civic Type-R. Com conjunto híbrido plug-in, o Prelude promete 203 cv e torque de 32,1 kgf/m.
Outra novidade da marca é o WR-V, que vai rivalizar com modelos como o Volkswagen Tera.
A Toyota, por sua vez, trouxe seu Yaris Cross. O aguardado SUV compacto pode ser encontrado nas concessionárias a partir de fevereiro e vai contar com quatro versões para enfrentar rivais como o Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.
O Yaris GR, hatch esportivo que chega ao mercado em abril, também vai marcar presença no evento.
Leia também:
- Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação?
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!