Publicidade

Renault Duster | Nova geração tem motor híbrido e muita autonomia

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Dezembro de 2023 às 09h15

Link copiado!

Divulgação/ Dacia
Divulgação/ Dacia

O Renault Duster finalmente ganhou uma nova geração, mas somente na Europa. Fabricado na Romênia pela Dacia, montadora do grupo Renault-Nissan, o SUV mais vendido da Europa em 2022 agora é híbrido e recebeu um banho de tecnologia para tentar seguir na ponta por lá.

O novo Dacia Duster agora é construído em cima da plataforma CMF-B, a mesma que dá origem, por exemplo, ao novíssimo Renault Kardian. E isso proporcionou a inclusão de motores eletrificados, algo que certamente será o grande chamariz desse SUV.

Continua após a publicidade

Agora, o Dacia Duster tem três opções de motorização, todas híbridas: 1.6 a gasolina de 4 cilindros com 94 cv de potência, que trabalha junto com outros dois porpulsores elétricos (um motor de 49 cv e um alternador de alta tensão); 1.2 turbo de 130cv com um pequeno alternador elétrico munido de uma bateria de 0,9 kWh e 48V e, por fim, o TCe 100 Bi-Fuel, que abriga um propulsor 1.0 turbo (sem potência revelada) abastecido por dois tanques, um de gasolina e outro com gás líquido, ambos com 50 litros. Nessa versão, o Duster pode percorrer até 1.300km.

Além desses powertrains, o Dacia Duster pode ser equipado com um câmbio CVT especial para carros híbridos ou manual de seis marchas. Há, também, versões com tração nas quatro rodas, revivendo um período em que o Duster era muito procurado para o off-road.

Interior reciclado e tecnológico

O design chama atenção no novo Dacia Duster, mas o interior é ainda mais interessante. Por fora o SUV está mais robusto e retilíneo, e o conjunto óptico apela para uma pegada mais futurista. Na cabine, porém, a Dacia abusou de diferentes materiais e casou bem o estilo aventureiro com o tecnológico, como couro e plástico reciclado.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Há uma nova central multimídia de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio, navegador off-line, seis alto-falantes Arkamys com som 3D e sistema de concierge. Além disso, o cluster digital de sete polegadas foi completamente repaginado, com os grafismos mais precisos do funcionamento do motor híbrido.

Já em termos de recursos de condução, o SUV traz alerta de colisão frontal dianteiro e traseiro, frenagem automática dianteira e traseira, assistente de permanência em faixa, leitor de placas de trânsito e alerta de saída segura. Os seis airbags são de série em todas as versões.

Dacia Duster 2024: Disponibilidade e chegada ao Brasil

Continua após a publicidade

O novo Dacia Duster está confirmado em quatro versões e chega na Europa em 2024. O Brasil não está confirmado para receber esse modelo, já que a Renault adotou uma nova estratégia por aqui e deve apostar em modelos globais.